Geral

Atlético-MG bate o Corinthians em 1º reencontro após o Brasileiro de 201

18/01/2016
Atlético-MG bate o Corinthians em 1º reencontro após o Brasileiro de 201

A manutenção superou o improviso.

No reencontro entre os dois principais clubes brasileiros de 2015, o Atlético-MG, vice-campeão da Série A e com a base do ano passado, superou o Corinthians, que ainda sofre com um processo de desmanche. Em Boca Ratón, pela Florida Cup, o clube mineiro comandado por Diego Aguirre venceu por 1 a 0, gol do recém-contratado Hyuri, atacante revelado pelo Botafogo.

Em um primeiro tempo no qual mostrou maior organização, fruto do entrosamento pela manutenção da base vice-campeã nacional em 2015, o Atlético-MG também sofreu. Mesmo desmontado com as saídas de quatro titulares (Ralf, Renato Augusto, Jadson e Love), Tite organizou o Corinthians em campo e até assustou Victor; Romero, em cabeçada, acertou o travessão.

O Atlético-MG, mais solto e à vontade em campo, também carimbou a trave com Pratto. Mas foi um reserva que decidiu o confronto em Boca Ratón; ou melhor, dois atletas oriundos do banco. Logo aos 13min da etapa final, Cazares descolou um belo passe para Pratto, que apenas rolou para Hyuri tocar para as redes.

Dois novos nomes, duas novas opções para Aguirre, que inicia a temporada com o título da Florida Cup – com seis pontos e quatro gols de saldo, nenhum clube pode alcançar o Atlético-MG.

Tite, por sua vez, também usou o segundo tempo para promover testes. O recém-contratado Marlone e o novo/velho reforço Mendoza entraram na Flórida; o antigo meia do Sport, pelo menos neste primeiro teste, exerceu função parecida a de Jadson, transferido para o futebol chinês.

Formação consagrada

Apesar do desmanche com as saídas de peças importantes como Jadson, Renato Augusto, Vagner Love e Ralf, Tite manteve o padrão corintiano de 2015 neste primeiro teste da temporada.

Com Bruno Henrique na função de volante, Romero aberto pela direita, Rodriguinho na faixa central e Danilo como um centroavante, o Corinthians encarou o Atlético-MG no 4-1-4-1 que o tornou hexacampeão nacional.

Na segunda etapa, com opções mais escassas no banco de reservas, Tite mudou para o 4-3-2-1, com o colombiano Stiven Mendoza improvisado como centroavante. Não deu certo.

Trave e mais trave

Tanto Atlético-MG quanto Corinthians pararam na trave nos primeiros 45 minutos de partida em Boca Ratón.

Primeiro foi o Corinthians. Apesar de sofrer com a marcação adiantada dos mineiros no início do jogo, os paulistas quase tiraram o zero do placar: Romero cabeceou, e a bola carimbou o travessão.

O time de Diego Aguirre, contudo, não deixou barato. Lucas Pratto, que protagonizou um belo duelo com Gil, recebeu na grande área, arrematou firme e assustou Walter, que apenas observou a bola bater no poste direito.

Domínio atleticano

Nas arquibancadas, o Atlético Mineiro levou a melhor sobre o Corinthians. Pela primeira vez na Florida Cup, o clube mineiro dominou as arquibancadas em relação aos corintianos nos Estados Unidos.

Em campo, o domínio atleticano veio na etapa complementar. Com melhores peças para recompor e testar, o time mineiro superou o Corinthians com justiça.

Bem-vindo, Cazares!

Alvo de uma disputa capaz até de chegar à Fifa – o Banfield reclama de como o Atlético-MG exerceu o negócio -, o meia Juan Cazares precisou de apenas dois jogos para impressionar os torcedores.

Minutos depois de entrar em campo, o equatoriano descolou um lindo passe para Lucas Pratto dentro da área. A ação desmontou a zaga corintiana e permitiu ao argentino rolar para Hyuri, sem goleiro, balançar as redes.

Próximo desafio

Depois de estrear na temporada diante do grande rival na conquista do Campeonato Brasileiro do ano passado, o Corinthians ainda realiza mais um amistoso nos Estados Unidos. Na quarta-feira, a equipe de Parque São Jorge encara o Shakhtar Donetsk, da Ucrânia.

O Atlético-MG, com o título da Florida Cup, retorna ao Brasil e já pensa na estreia do Campeonato Mineiro, marcada para o dia 31 contra o Uberlândia, fora de casa.