Geral

Ações para Programa Saúde na Escola 2016 serão discutidas com municípios

06/01/2016
Ações para Programa Saúde na Escola 2016 serão discutidas com municípios
O programa é realizado nos estados brasileiros com o apoio do Ministério da Saúde (Foto: Carla Cleto)

O programa é realizado nos estados brasileiros com o apoio do Ministério da Saúde (Foto: Carla Cleto)

Técnicos do Programa Saúde na Escola (PSE) das secretarias de Estado da Saúde e Educação participam de encontro, nesta sexta-feira (8) com representantes dos municípios alagoanos para discutirem ações que serão desenvolvidas em 2016 nas escolas. O programa é realizado nos estados brasileiros com o apoio do Ministério da Saúde. O encontro ocorre às 8h30, na Gerência de Atenção Primária, na Sesau.

O coordenador do Programa Saúde na Escola, Eloy Yanes, disse que é o primeiro encontro, este ano, para montar estratégias junto aos municípios que serão executadas a partir de março. Para isso, é necessário que os gestores municipais definam quais os temas que irão trabalhar nas unidades de ensino, com a finalidade de orientar e conscientizar os alunos, que se tornarão multiplicadores em sua comunidade.

“Os municípios irão definir quais os temas irão trabalhar este ano e encaminharão o projeto para o Ministério da Saúde. Entre os assuntos que poderão ser trabalhados estão tabagismo, álcool, câncer de pele, alimentação saudável, atividade física, dengue e outras”, frisou Yanes. Após a reunião, será feito o planejamento da execução das ações.

Ainda no encontro, Eloy Yanes informou que haverá uma discussão sobre a formação do Grupo Técnico Institucional (GTI), que será formado por profissionais de outras instâncias, que irão trabalhar de forma conjunta vários temas ligados à saúde. Yanes explicou que é fundamental a participação de outros segmentos nas ações que serão realizadas nas escolas.

O que é o PSE

O Programa Saúde na Escola pretende integrar e articular de forma permanente a educação e a saúde, voltado para a promoção da melhoria da qualidade de vida. E contribui para formação dos estudantes, através de ações de promoção, prevenção e atenção à saúde, com vistas ao enfrentamento das vulnerabilidades que podem comprometer o desenvolvimento de crianças e jovens da rede pública de ensino.

O público alvo do programa são os alunos da educação básica, gestores e profissionais da educação e saúde, da rede federal de educação tecnológica e da Educação de Jovens e Adultos.