Geral

Ação emergencial: Hemoal realizou coleta de sangue no Campus da Ufal em Maceió

14/01/2016
Ação emergencial: Hemoal realizou coleta de sangue no Campus da Ufal em Maceió
Hemocentro realiza coleta externa de sangue na Ufal nesta quinta-feira (14)

Hemocentro realiza coleta externa de sangue na Ufal nesta quinta-feira (14)

Com 37% do estoque de sangue mínimo necessário, já que deveria contar com 300 bolsas diárias, mas dispõe de apenas 111, o Hemocentro de Alagoas (Hemoal) realiza nesta quinta-feira (14) coleta externa de sangue. A ação ocorre em frente ao bloco do curso de medicina do campus da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), em Maceió, até às 16 horas.

Para se candidatar à doação voluntária de sangue é necessário ter peso igual ou superior a 50kg, idade entre 16 e 69 anos e portar um documento de identificação com foto. No caso dos menores de 18 anos é imprescindível estar acompanhado dos pais e/ou dos responsáveis. É importante, segundo o Ministério da Saúde, comparecer ao local de doação alimentado, ter dormido no mínimo seis horas e não ter ingerido bebida alcoólica.

Há impedimento, ainda de acordo com o Ministério da Saúde, apenas para aqueles que tenham contraído hepatite após os 11 anos de idade ou tenham histórico de sífilis, Aids ou doença de Chagas. Já no caso das gestantes e lactantes, é proibida a doação e, para repetir o ato solidário, os homens devem respeitar um prazo de dois meses e as mulheres ficam impedidas durante três meses.

“As coletas externas têm o propósito de facilitar o acesso dos voluntários à prática da doação voluntária de sangue. Graças ao apoio da Ufal, estamos realizando mais esta ação de cidadania”, ressaltou a assistente social do Hemoal, Maria das Graças Padilha, ao ressaltar que os pacientes com dengue, zika vírus e chikungunya ficam impedidos por 30 dias de se candidatar à doação de sangue.

Postos fixos

As doações, segundo Maria das Graças Padilha, podem ser realizadas nos três postos da Hemorrede Pública de Alagoas, sendo um no interior e dois na capital. Na capital alagoana as doações devem ocorrer no Hemoal Trapiche, situado na Rua Dr. Jorge de Lima, ao lado do Hospital Geral do Estado (HGE).

O órgão funciona de segunda a sexta-feira, das 7h às 18h, e aos sábados, das 8h às 12h. Já no Hemoal Farol, localizado no Hospital do Açúcar, o atendimento ocorre de segunda a sexta-feira, no horário das 7h30 às 11h.

Para os voluntários que estejam no interior, as doações podem ser realizadas na sede do Hemocentro Regional de Arapiraca (Hemoar). O órgão está localizado na Rua Geraldo Barbosa, no Centro de Arapiraca, e funciona de segunda a sexta-feira, no horário das 8h às 12h e das 14h às 18h.