Geral

Sem Messi e Neymar, Suárez brilha e leva o Barcelona à final do Mundial

17/12/2015
Sem Messi e Neymar, Suárez brilha e leva o Barcelona à final do Mundial
(Foto: Chris Brunskill Ltd/Getty Images)

(Foto: Chris Brunskill Ltd/Getty Images)

Mesmo sem as estrelas Messi e Neymar, o Barcelona confirmou seu favoritismo no Japão na manhã desta quinta-feira. Único integrante do trio MSN em campo, então, Suárez brilhou e fez os gols da vitória dos catalães por 3 a 0 sobre o Guangzhou Evergrande, time chinês comandado por Luiz Felipe Scolari.

Dominando a posse de bola desde os primeiros minutos, o Barça esbarrou na forte marcação adversária e só foi abrir o placar aos 39 minutos, quando o uruguaio balançou as redes pela primeira vez, em rebote do goleiro Li após chute de Rakitic.

Os outros dois tentos saíram após o intervalo: em bela finalização concluindo tabela com Iniesta e em cobrança de pênalti sofrido por Munir.

O destaque negativo do jogo ficou por conta do defensor chinês Zheng Zou, que escorregou na área do Guangzhou após contato com Daniel Alves e caiu em cima de sua perna, sofrendo assim uma fratura feia.

Com a vitória do Barcelona, a esperada final contra o River Plate está confirmada, e acontecerá às 8h30 (de Brasília) deste domingo, uma vez que os argentinos já despacharam o Sanfrecce Hiroshima em sua semifinal.

Já o Guangzhou, que conta com brasileiros como Robinho, Ricardo Goulart, Paulinho e Elkeson, finaliza sua participação no torneio às 5 horas da manhã (de Brasília) deste domingo, quando disputa o terceiro lugar com a equipe anfitriã.

O jogo – A superioridade técnica do Barcelona se traduziu em posse de bola desde o primeiro minuto. Paciente, a equipe catalã trocava passes no campo de ataque para buscar eventuais infiltrações, como aconteceu aos nove minutos, quando Iniesta tabelou com Jordi Alba e bateu da entrada da área, mas mandou por cima do gol.

O Guangzhou, por sua vez, mantinha bem postada sua marcação, uma das características das equipes de Felipão. O técnico, porém, não queria que o time apenas se defendesse, e pedia mais iniciativa ofensiva também. Mas, pressionados pelas linhas altas do Barça, os chineses tinham dificuldades em sair para o jogo.

Aos 22 minutos, o Barcelona quase abriu o placar com Munir, que recebeu bom passe de Iniesta dentro da área, mas parou no goleiro Li. Na sequência, novo passe do experiente meio-campista caiu, dessa vez, na cabeça do jovem, que finalizou para fora. Pouco depois, lance chocante em Yokohama: o defensor Zheng Zou escorregou na área do Guangzhou após contato com Daniel Alves e, na queda, quebrou a perna. Li Xuepeng entrou em seu lugar.

Pouco depois, os espanhóis enfim abriram o placar. Aos 39 minutos, Rakitic soltou uma bomba da intermediária e o goleiro Li espalmou para frente. Suárez apareceu para pegar o rebote e, fatal, deslocou o arqueiro para abrir o placar. Os chineses despertaram na partida com o gol sofrido e levaram perigo à meta adversária pela primeira vez logo em seguida, com boa cabeçada do brasileiro Elkeson, para linda defesa de Claudio Bravo. O Guangzhou ainda esboçou pressão nos últimos minutos, mas não conseguiu marcar.

O amplo domínio da posse de bola pelo Barça se repetiu no segundo tempo – e a paciência dos catalães também. O espaço esperado pela equipe blaugrana enquanto trocava passes aparece logo aos quatro minutos, quando Suárez tabelou com Iniesta e, ao receber a devolução do meio-campista, dominou no peito e fuzilou o gol de Li sem deixar a bola cair para marcar um belo tento.

Dono do jogo, o Barcelona se permitiu diminuir o ritmo na sequência, rodando a bola com mais paciência. O Guangzhou, enquanto isso, mantinha-se fiel à sua proposta de jogo, marcando forte em seu campo defesa, com o brasileiro Elkeson como único homem avançado.

Aos 22 minutos, então, Munir recebeu de Daniel Alves pelo lado direito e foi derrubado dentro da área: pênalti para o time catalão. Suárez foi para a cobrança e bateu com firmeza no canto direito para fazer seu terceiro gol na partida. O ritmo do duelo, então, voltou a cair, com troca de passes em ritmo de treino do Barça e um Guangzhou entregue.