Cidades

Secretaria de Saúde de Maceió divulga programação do Dia “D” de combate à dengue

01/12/2015
Secretaria de Saúde de Maceió divulga programação do Dia “D” de combate à dengue

 

Não acumular água em pneus, plantas e caixas d'água evita o surgimento de criadouros do mosquito (Foto: Divulgação)

Não acumular água em pneus, plantas e caixas d’água evita o surgimento de criadouros do mosquito (Foto: Divulgação)

A Prefeitura de Maceió, por meio da Diretoria de Vigilância em Saúde (DVS), da Coordenação de Vigilância em Saúde e do Comitê Municipal de Mobilização Integrada para controle da Dengue em Riscos Ambientais, da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), realiza, nesta sexta-feira (04), o Dia “D” de combate ao mosquito Aedes aegypti. O evento acontece no Ginásio da Escola Estadual Doutor José Maria de Melo, na Rua Belo Horizonte s/n, no Benedito Bentes II.  A ação envolverá outros órgãos municipais.

O evento está na rotina anual do Programa Nacional de Controle da Dengue (PMCD), do Ministério da Saúde (MS), e tem como objetivo chamar a atenção da população para os riscos da presença do mosquito transmissor da dengue, chikungunya e zika, esclarecendo a população acerca das especificidades de cada uma das doenças transmitidas pelo vetor.

Como parte da mobilização, também serão realizados mutirões de limpeza e recolhimento de entulhos, organizados pela Superintendência Municipal de Limpeza Urbana (Slum), reuniões e palestras, além de uma edição do Projeto Escola Alerta!, ação que realizada nas escolas da rede pública de ensino da capital. Essa última será desenvolvida por uma equipe interdisciplinar e interinstitucional formada pelos representantes das instituições que formam o Comitê.

Veja programação da semana:

 

DATA HORÁRIO AÇÃO INSTITUIÇÃO LOCAL
01/12 7:00 às 17:00 hs Mutirão de Limpeza SLUM Tabuleiro dos Martins
01/12 9:00 às 17:00 hs Escola Alerta! Não tem dengo com a Dengue SEMED Escola Dr. Orlando Araújo – Ponta Verde
01/12 15:10 às 16:10 hs Palestra na Construtora Record Engenharia com o tema: Doenças provocadas por transmissão de mosquitos e roedores. SMS/COPESSESI Obra: Residencial Vivendas do Alto – Farol
02/12 15:10 às 16:10 hs Palestra na Construtora Record Engenharia com o tema: Doenças provocadas por transmissão de mosquitos e roedores. SMS/COPESSESI Obra: Record Office e Suite – Ponta Verde
03/12 Discussão dos óbitos SMS/GT DENGUE SMS
03/12 15:10 às 16:10 hs Palestra na Construtora Record Engenharia com o tema: Doenças provocadas por transmissão de mosquitos e roedores. SMS/COPESSESI Escritório Central da empresa – Jatiúca
04/12 9:00 às 12:00 hs Dia D*Abertura: Apresentação musical da Equipe do Projeto Guarda Faz Escola.* Biblioteca Volante do Projeto Guarda Faz Escola. 

* Gincana Estudantil com a participação das escolas: Escola Municipal Elma Marques, Escola Municipal Paulo Bandeira, Colégio Fantástico e Escola Porto Seguro.

*Oficinas de Reciclagem e Reaproveitamento de materiais descartáveis.

* Visitas técnicas nas residências no bairro para inspeção da presença do Aedes aegypti.

 

SMS/COPESSMS/Gerência Técnica do Controle da DengueSMS/Diretoria de Vigilância a Saúde 

SMS/ Coordenação das Endemias

SEMED

SEMSC

SLUM

SEMPMA

SESC

SOLARA

 

Ginásio da Escola Estadual Dr. José Maria de Melo – Rua Belo Horizonte, SN, Benedito Bentes II