Geral

Rosângela Vyszomirka destaca importância do Hospital Clodolfo Rodrigues

05/12/2015
Rosângela Vyszomirka destaca importância do Hospital Clodolfo Rodrigues
“Esse hospital é muito importante para a região porque é uma referência para o Sertão”, destacou secretária

“Esse hospital é muito importante para a região porque é uma referência para o Sertão”, destacou secretária

Na manhã de sexta-feira (4) o Hospital Clodolfo Rodrigues de Melo, localizado em Santana do Ipanema, recebeu a visita da Secretária de Estado da Saúde, Rosângela Vyszomirka. A viagem ao município teve como objetivo averiguar as instalações da unidade de saúde, bem como apreciar junto à direção alguns números relativos aos atendimentos e custeio do hospital.

A secretária foi recepcionada pelo diretor geral Marcos Calderon e pelo diretor técnico André Seabra, e realizou a visita acompanhada dos deputados Givaldo Carimbão, Isnaldinho Bulhões e Carimbão Júnior, além do prefeito Mário Silva, secretários municipais de saúde das cidades circunvizinhas, vereadores, médicos e funcionários da unidade de saúde.

Rosângela, que já esteve na unidade há muito tempo, ressaltou o objetivo da visita. “É um prazer e uma honra estar aqui em Santana. Estive aqui faz muito tempo e para mim é uma alegria retornar. Estamos aqui fazendo uma visita para fazermos uma revisão das condições do hospital, das dificuldades, e junto à direção do hospital, secretário de saúde, prefeito, e os deputados, fazermos essa avaliação, quais os progressos e as melhorias que a gente pode estar planejando”, frisou.

Ela enfatizou ainda a importância do Clodolfo Rodrigues. “Esse hospital é muito importante para a região, é uma referência. Ele foi ampliado há alguns anos atrás e tem cumprido o seu papel da referência, mas passa por algumas dificuldades, em especial problemas com alguns equipamentos. E esse é o objetivo que a gente está vindo aqui, para ver de perto, fazer uma visita, conversar com todo mundo, com a equipe do hospital e depois nos reunirmos com os gestores”.

A comitiva percorreu diversas alas do hospital, onde diretor técnico André Seabra informou detalhes sobre a forma de atendimento à população, bem como as futuras obras a serem realizadas. Após a visita, foi realizada uma reunião no auditório, onde foram explanados os números de atendimento e do custeio da unidade. Segundo Seabra, o Hospital Clodolfo Rodrigues de Melo tem operado acima da meta de atendimentos preconizada. “Temos um compromisso na oferta de serviço à população e estamos sempre trabalhando acima do teto máximo preconizado”, enfatizou.

O diretor geral Marcos Calderon demonstrou os números para funcionamento do hospital, desde gasto com funcionários até o custo mensal, enfatizando o papel exercido no Estado. “Temos um hospital totalmente informatizado, com plantão médico 24 horas e que é a segunda unidade de saúde do Estado. Eu como parte técnica estou muito consciente do trabalho que estou fazendo aqui. Graças a Deus me sinto orgulhoso da unidade que o Sertão tem hoje. A gente dá o melhor possível para atender a população”, disse Calderon. Após as explanações, a secretária fez algumas considerações sobre os números apresentados, frisando que é preciso estudar detalhadamente e sentar com o prefeito, secretária municipal de saúde e deputados para que sejam tomadas algumas decisões e assim ofertar um atendimento ainda melhor para a população. A reunião acontece hoje à tarde na Prefeitura Municipal.

O Deputado Givaldo Carimbão falou sobre a trajetória de abertura do hospital e o esforço conjunto da bancada alagoana para destinar recursos para a unidade. “Passamos dez anos com este hospital fechado, mas num esforço conjunto destinamos diversas emendas para cá, e hoje o melhor Hospital de Alagoas no interior é este de Santana de Ipanema, por isso deve ser visto com um olhar diferente, porque atende 21 municípios. Quando vejo esse hospital tenho muito orgulho e por isso convoco a todos juntos encontrarmos o equilíbrio para enfrentarmos os problemas e encontrar a solução para esta unidade de saúde que é um exemplo no nosso Estado”.

Referência na área hospitalar, inclusive com porta de urgência e emergência 24 horas, o Clodolfo Rodrigues de Melo empreende parcerias, visando avançar na prestação de serviços ao povo sertanejo. Atualmente conta com mais de 120 leitos, com atendimento em 2014 de 121,76%, acima da meta preconizada que fica entre 85 a 105%.