Geral

Renan Filho fortalece aliança com Ministério da Saúde

23/12/2015
Renan Filho fortalece aliança com Ministério da Saúde
Governador Renan Filho destacou a importância do Ministério da Saúde para a melhoria dos serviços públicos de saúde em Alagoas. (Foto: Thiago Soares)

Governador Renan Filho destacou a importância do Ministério da Saúde para a melhoria dos serviços públicos de saúde em Alagoas.
(Foto: Thiago Soares)

A situação da saúde em Alagoas foi mais uma vez levada à pauta da Esplanada dos Ministérios, em Brasília-DF. Em agenda na capital federal, o governador Renan Filho esteve reunido com o ministro da Saúde, Marcelo Castro, e com a equipe técnica da pasta nesta quarta-feira (23).

Na oportunidade, a secretária de Estado da Saúde, Rosangela Wyszomirska, apresentou as condições atuais da saúde no estado, que ainda é excessivamente dependente do setor privado, não conta com hospitais públicos municipais nem com unidade de alta complexidade eletiva para atender a demanda da população regional.

Para transformar o cenário, conforme registrado durante a reunião, o Governo de Alagoas elaborou um planejamento que inclui a regionalização dos serviços de saúde, o fortalecimento do controle e apresentação de produção, a implantação de centros de referência de especialidades de diagnóstico, além da implantação de um plano específico para a oncologia.

Renan Filho destacou a importância da atuação conjunta com o Ministério da Saúde para gerar melhorias sustentáveis ao estado de Alagoas. “Vamos atuar cada vez mais em sintonia com o ministério para viabilizar investimentos e garantir o atendimento de saúde necessário aos alagoanos”, registrou o governador.

Renovação na Saúde 

No último dia 18, o governador Renan Filho e o ministro Marcelo Castro inauguraram a Nova Santa Mônica, maternidade escola ligada à Universidade de Ciências Médicas de Alagoas (Uncisal).

A unidade hospitalar passou a contar com recepção repaginada, salas de pré-parto, parto e pós-parto, além de UCI e UTI neonatal de última geração. Com o número de leitos redobrado – de 26 para 52 leitos – a reforma permitiu uma ampliação, que irá dispor à população uma nova fase na saúde pública de Alagoas.