Cidades

Prefeitura de Maceió integrará força tarefa contra Aedes aegypti

24/12/2015
Prefeitura de Maceió integrará força tarefa contra Aedes aegypti

 

Representantes da Prefeitura de Maceió e da Cedec alinharam ações durante reunião na Comdec. (Foto: Lucas Alcântara/Ascom Slum)

Representantes da Prefeitura de Maceió e da Cedec alinharam ações durante reunião na Comdec. (Foto: Lucas Alcântara/Ascom Slum)

O combate ao mosquito Aedes aegypti será ampliado a partir de janeiro em Maceió. Durante o mês, diversos órgãos da Prefeitura estarão engajados na força tarefa que percorrerá todos os imóveis públicos e privados da área urbana da capital, com ações educativas e de combate ao transmissor da dengue, zika vírus e chikungunya. A iniciativa faz parte do Plano Nacional de Mobilização e Combate ao Aedes aegypti, criado pelo Governo Federal e viabilizado em Alagoas pela Coordenadoria Estadual de Defesa Civil (Cedec).

Para articular as ações que serão executadas, o Plano foi apresentado aos órgãos da Prefeitura durante uma reunião realizada nesta quarta-feira (23) na sede da Coordenadoria Municipal de Defesa Civil (Comdec), no bairro Farol. A apresentação foi feita por integrantes da Cedec, que explicaram os objetivos da ação que terá início em 05 de janeiro e segue até o dia 29.

“Todos os municípios alagoanos foram convocados para esta campanha e em Maceió não foi diferente. O objetivo é atingir todas as residências com um trabalho amplo de combate ao mosquito. A força tarefa acontecerá até o dia 29 de janeiro, mas a Secretaria Estadual de Saúde continuará com ações amplas até o final do mês de junho em todas as cidades”, afirmou o capitão Allan Cavalcante, que está coordenando a ação por meio da Cedec.

Estão previstas ações porta a porta com orientações à população, tratamento focal com larvicidas e acesso a residências fechadas com ordem judicial. O plano operacional que definirá as ações definitivas será debatido na próxima terça-feira (29) durante reunião na sede da Cedec. Neste dia, segundo o capitão Allan, todos os órgãos envolvidos receberão as atribuições e o mapeamento da força tarefa.

Titular da Comdec, Dinário Lemos ressaltou que o trabalho proposto pelo Governo, por meio do Plano é algo que já vem sendo feito em Maceió pelos órgãos municipais que compõem o Comitê de Combate à Dengue e Fatores Ambientais, criado na capital há dois anos para executar ações de educação ambiental, de limpeza e de controle de endemias em todos os bairros. Lemos acrescentou que o Plano chega para reforçar as ações da Prefeitura, já que a força tarefa envolverá órgãos estaduais e o efetivo profissional envolvido permitirá alcançar a capital de forma completa.

“Esta é uma campanha nacional. Preocupado com a proliferação do mosquito e com o aumento do índice de casos das doenças, o Governo Federal acionou os ministérios da Saúde e da Integração Nacional a convocarem a Defesa Civil para a realização da campanha nos municípios. Quando fomos convocados, reunimos os órgãos que compõem o Comitê de Combate à Dengue e Fatores Ambientais de Maceió para que ouvíssimos a proposta da Cedec e, em conjunto, realizaremos esta ação. É um trabalho importante, que reforça o que já vem sendo feito pelos órgãos da Prefeitura”, afirmou Dinário Lemos.

Fazem parte do Comitê as secretarias municipais de Saúde (SMS), de Proteção ao Meio Ambiente (Sempma), de Educação (Semed) e as superintendências de Limpeza Urbana (Slum) e de Controle do Convívio Urbano (SMCCU). Estes órgãos participarão da força tarefa em Maceió coordenada pela Cedec e Comdec, unindo forças às secretarias estaduais de Saúde, de Comunicação, de Assistência Social, de Educação, do Meio Ambiente, de Segurança Pública, da Fazenda Estadual, além do Gabinete do Governador, da Polícia Militar de Alagoas, do Corpo de Bombeiros Militar, do Exército, da Marinha e do Ministério Público.

Carmem Samico, que é titular da Coordenação da SMS sobre Doenças Transmitidas por Vetores, reforçou o trabalho já realizado pelo município e comentou que a força tarefa representa uma integração também com a população, que deverá colaborar para reduzir os criadouros do mosquito.

“Diariamente realizamos um trabalho de controle de endemias com a visita domiciliar dos agentes. Todos os dias, aproximadamente 300 profissionais fazem o trabalho casa a casa com a inspeção e identificação dos fatores determinantes que podem colaborar com a proliferação do mosquito. Agora, com a força tarefa, resolveremos com maior facilidade algumas situações, como as casas fechadas ou que tenham grande quantidade de lixo. É uma atividade em conjunto em que poderemos resolver diversos problemas”, destacou Samico.

A coordenadora de controle ambiental da Slum, Rita Araújo, acompanhou a reunião e também afirmou que, para o êxito do combate ao Aedes aegypti, a população deve colaborar. Ela explicou que a Limpeza Urbana realiza regularmente o trabalho de coleta de resíduos e ações de educação ambiental, mas precisa do apoio dos maceioenses para evitar que o lixo descartado inadequadamente se transforme em criatório do vetor da dengue e outras duas doenças.

“O poder público está fazendo a sua parte e o cidadão deve colaborar. Maceió saiu na frente no combate ao mosquito desde que lançou o Comitê, há dois anos. Agora ampliaremos as nossas ações com o reforço de efetivo profissional, com o apoio do Governo de Alagoas, e estaremos de mãos juntas para livrar a nossa cidade do Aedes aegypti”, enfatizou a coordenadora Rita Araújo.