Geral

Morre Pedro Olímpio de Oliveira em Palmeira dos Índios

15/12/2015
Morre Pedro Olímpio de Oliveira em Palmeira dos Índios

Morreu hoje (15), em Palmeira dos Índios,  (Foto: Reprodução/Internet)

Morreu hoje (15), em Palmeira dos Índios, o ex-radialista e ex-comerciante Pedro Olímpio(Foto: Reprodução/Internet)

Faleceu na manhã desta Terça-Feira em sua residência na Rua Pedro Barbosa, nº 62, bairro São Cristovão, em Palmeira dos Índios (AL) o ex-radialista e ex-comerciante Pedro Olímpio de Oliveira, de 69 anos.

Pedro Olímpio, como era mais conhecido, foi acometido de AVC (Acidente Vascular Cerebral) aos 30 anos de idade, sem grandes sequelas no Cérebro. Depois disso começou a sentir dores nos Rins.

O primeiro diagnóstico médico dizia se tratar de Reumatismo, mas após exames clínicos de dois notáveis neurologistas, Dr. Rui Costa e Dr. Fernando Gameleira, constatou-se que se tratava de uma enfermidade neurodegenerativa progressiva e crônica mais conhecida por ELA (Esclerose Lateral Amiotrófica). Uma doença que compromete os neurônios motores, atrofiando os músculos e interferindo nos movimentos das extremidades até atingir a musculatura do pescoço e cabeça, dificultando a locomoção, movimentos e, no estágio terminal, até a respiração.

Segundo Everaldo Damião e Ivan Bezerra de Barros (apresentador do programa noturno “Instante de Saudade” na Rádio Educadora Sampaio), Pedro Olímpio, que atuava como “controlista do horário”, era jovial, otimista e versátil, sincero, franco e fidedigno. Técnico competentíssimo na função.

Casado com Maria das Graças Barbosa de Oliveira e pai de três (03) filhas, Pedro Olímpio possui muitos admiradores no Estado por sua bravura, exemplo de coragem pessoal e de fé no seu enfrentamento da sua enfermidade. Embora se tratasse de uma doença crônica, degenerativa, sem tratamento definitivo, “Pedro Olímpio viveu sobre uma cama, sem os movimentos do corpo, mas com uma lucidez e uma criatividade invejável, durante mais de 20 anos, sem reclamar, sem lamentar e sem se atormentar”, segundo comentário do advogado e jornalista Everaldo Damião, que costumava lhe visitar em sua residência.

A enfermidade de Pedro Olímpio de Oliveira, em Palmeira dos Índios, e do radialista Carlos Miranda da Rádio Gazeta, em Maceió, é a mesma do maior físico teórico do mundo (tão brilhante como Albert Einstein ou Isaac Newton), Stephen William Hawking, nascido na Inglaterra em 08/01/1942, uma das vítimas de Esclerose Lateral Amiotrófica (ELA). Stephen Hawking tinha 20 anos de idade quando foi diagnosticado como portador desta doença. Após completar 21 anos de idade, os médicos diagnosticaram a doença de Stephen Hawking, dizendo-lhe que “ELA” era uma doença degenerativa e que ele tinha a expectativa de viver no máximo por três anos. Mas, por ironia do destino, em 2015, esse notável cientista comemorou seu 73º aniversário de vida. Stephen Hawking continua vivo e convivendo com “ELA”, sendo um exemplo de superação.

O velório e o sepultamento de Pedro Olímpio de Oliveira, aos 69 anos, ocorrerá no “Campo Santo Parque do Agreste” nesta tarde de Terça-Feira, entre as 16 e 17 horas, de acordo com informação da sua Esposa, Maria das Graças Barbosa de Oliveira.

Palmeira dos Índios continua de luto, depois da morte de Monsenhor Odilon Amador dos Santos, aos 87 anos, agora foi a vez de Pedro Olímpio de Oliveira.