Geral

Ministério da Cultura e Incra estudam ações culturais para o campo

01/12/2015
Ministério da Cultura e Incra estudam ações culturais para o campo
Ministro e presidenta do Incra discutiram possíveis ações conjuntas (Foto: Reprodução)

Ministro e presidenta do Incra discutiram possíveis ações culturais conjuntas (Foto: Reprodução)

O ministro da Cultura, Juca Ferreira, recebeu, ontem (30), a presidenta do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), Maria Lúcia Falcão, para estudar possíveis ações conjuntas entre o Ministério e o Instituto na área cultural.
Durante o encontro, Maria Lúcia explicou que as reivindicações de comunidades de agricultores e populações quilombolas vão além da demarcação e titulação de terras e enfatizou a necessidade de políticas públicas contínuas, que devem incluir aspectos culturais, como o desenvolvimento da economia criativa nesse setor.
O ministro da Cultura afirmou que existem “imensas possibilidades” de trabalhos conjuntos e concordou com a presidente do Incra quanto à necessidade de políticas perenes. “Em todo lugar que vou (de comunidades indígenas), as reivindicações também vão além da das demarcações de terra, pedem políticas de saúde, de educação, de preservação de línguas, de infraestrutura mínima que dê condições de vida”, exemplificou.
Entre as possíveis ações conjuntas sugeridas estão Pontos de Cultura em áreas rurais, a promoção de feiras que aliem cultura e desenvolvimentos de bens e serviços agrários e que possam mostrar o que está sendo feito nessas áreas e transformar o saber dos povos em produtos, manifestações culturais e artesanatos, por exemplo.
Juca Ferreira sugeriu que representantes do MinC fizessem reunião e os do Incra para, em seguida, fazer um outro encontro MinC- Incra para debater futuras pautas. Além da presidente Maria Lúcia Falcão e do ministro Juca Ferreira, participaram da reunião a secretária da Cidadania e da Diversidade Cultural do Minc, Ivana Bentes, o assessor especial do ministro Fred Maia e os representantes do Incra Antônio Bispo e Isabelle Picelli.