Geral

Lutador pode salvar ano brasileiro no UFC

22/12/2015
Lutador pode salvar ano brasileiro no UFC
(Foto: Reprodução)

(Foto: Reprodução)

Rafael dos Anjos não luta desde que venceu Anthony Pettis, no início do ano. Mas foi nessa ocasião que o brasileiro se tornou o dono do cinturão dos pesos-leves (70 kg) e aumentou a lista dos nossos atletas com destaque na organização. Calado e pouco conhecido, o carioca terá novo desafio neste sábado (19), quando a missão de parar Donald Cerrone se fará mais importante do que se poderia imaginar

O brasileiro venceu nove de suas dez últimas lutas e bateu alguns dos maiores nomes dos pesos-leves (70 kg) do UFC e, mesmo assim, teimava em ser considerado azarão nas bolsas de apostas. Favorito pela primeira vez para esta revanche, o RDA terá a chance de fechar a temporada 2015 com chave de ouro para os brasileiros principalmente após a derrota de José Aldo para Conor McGregor semana passada.

Dono de fala mansa, longe polêmicas e sem lançar mão do trash talk, Dos Anjos não vende lutas como outros campeões nos EUA. E, como mora na Califórnia, são poucos os brasileiros que conhecem de fato esse casca-grossa. Resultado, um dos grandes nomes da temporada pode passar desapercebido.

Pupilo de Rafael Cordeiro e Roberto ‘Gordo’, Dos Anjos é faixa-preta de jiu-jitsu e, fominha de treino, ficou três anos com foco total no muay thai e sem colocar um kimono até ter a certeza de que poderia trocar em pé com qualquer um da categoria.

Em sua última derrota, o brasileiro foi superado pelo ainda invicto Khabib Nurmagomedov. De lá para cá, RDA melhorou seu wrestling e tornou a tarefa de amarrá-lo no chão quase que uma missão impossível.

Cada vez mais rivais, Dos Anjos e Cerrone lideram o card em Orlando e, ao que tudo indica, o clima de paz ficará para fora do ginásio.

Provocador, o americano optou por tentar tirar Rafael do sério inúmeras vezes. Na última delas, durante encontro com jornalistas em Las Vegas. No ocasião, RDA voltou a mostrar confiança e devolveu a encarada com seu sorriso irônico.

Aos 31 anos e com cartel de 24 vitórias e apenas sete derrotas no MMA, o brasileiro fez por merecer chegar no topo do esporte. Caso vença sua primeira defesa de título, justamente contra um oponente que ele já derrotou, Dos Anjos tem tudo para começar sua caminha rumo ao posto de ídolo nacional.