Geral

Libertadores pode ter Corinthians x Palmeiras já na 1ª fase

03/12/2015
Libertadores pode ter Corinthians x Palmeiras já na 1ª fase
(Foto: Daniel Augusto Jr/Ag. Corinthians)

(Foto: Daniel Augusto Jr/Ag. Corinthians)

Já classificados para a próxima edição da Libertadores, já que são os campeões do Brasileiro e da Copa do Brasil, Corinthians e Palmeiras podem se enfrentar ainda na fase de grupos da competição, graças ao novo sistema de organização da Conmebol.

A entidade que rege o futebol sul-americano adiantou que está criando um ranking, baseado principalmente na análise de desempenho dos clubes nos últimos dez anos para definir os potes que irão sortear as chaves da competição. A lista deve ser divulgada até 22 de dezembro.

Como só disputou o certame três vezes desde então (2006, 2009 e 2013), sem grandes desempenhos, o Palmeiras ficará de fora do pote 1, no qual provavelmente estará o Corinthians, campeão da edição de 2012 e que participou de sete edições desde 2006.

Logo, o sorteio pode colocar os rivais paulistas frente a frente já na fase de grupos.

No pote 1, deverão estar times como os argentinos Boca Juniors, River Plate e San Lorenzo, todos campeões de 2006 em diante, a equatoriana LDU, campeã em 2008, e o uruguaio Peñarol, finalista em 2011, além do Atlético-MG, que levantou a taça em 2013, e talvez o Internacional, caso este termine o Brasileirão no G-4 e se classifique.

Nos outros potes, ficarão clubes com desempenhos piores ou estreantes na Libertadores, como o chileno Cobresal, o mexicano Puebla e o argentino Huracán, entre muitos outros, além do time do Palestra Itália.

Vale lembrar que o encontro dos rivais paulistas na fase de grupos já aconteceu uma vez, em 1999. Na ocasião, cada clube ganhou um jogo: 2 a 1 para o Corinthians e 1 a 0 para o Palmeiras – as duas partidas foram disputadas no Morumbi.

No fim das contas, ambos se classificaram, mas os alviverdes eliminaram os alvinegros nas quartas-de-final, após disputa de pênaltis, o que se repetiu nas semifinais em 2000.

Além disso, a Libertadores deste ano teve Corinthians x São Paulo logo na fase inicial.