Geral

Iteral convoca agricultores para renegociar dívida com bancos

29/12/2015
Iteral convoca agricultores para renegociar dívida com bancos
Agricultores poderão renegociar débitos junto ao governo federal, obter novas linhas de financiamento e continuar investindo na terra. (Fotos: Pollyanne Costa)

Agricultores poderão renegociar débitos junto ao governo federal, obter novas linhas de financiamento e continuar investindo na terra. (Fotos: Pollyanne Costa)

Os agricultores familiares alagoanos que possuem dívidas do crédito fundiário podem, a partir de agora, renegociar o parcelamento com os bancos. É que o Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) divulgou esta semana uma resolução que permite a renegociação das parcelas do crédito fundiário.

Em Alagoas, o Instituto de Terras e Reforma Agrária de Alagoas (Iteral) é o órgão do governo responsável pelo desenvolvimento do Programa Nacional de Crédito Fundiário (PNCF) no Estado.

Para o presidente do Iteral, Jaime Silva, a renegociação representa o reconhecimento por parte do MDA das dificuldades do agricultor familiar. “A renegociação é uma oportunidade que os agricultores estão tendo de renegociar e ficarem aptos a receber novas linhas de crédito do Banco do Brasil e do Nordeste e continuarem investindo na terra”, afirmou Jaime Silva.

A resolução expedida pelo Banco Central do Brasil viabiliza aos agricultores familiares a formalização das renegociações com um novo parcelamento mediante contrato das dívidas de operações do Fundo de Terras e da Reforma Agrária, originárias de operações de Crédito Rural até o dia 31/12/2016.

De acordo com o documento, os agricultores e associações que realizaram o pagamento da amortização mínima obrigatória no prazo previsto na resolução poderão apresentar a documentação necessária para formalização da renegociação até 30/06/2016.

Ainda de acordo com a resolução, o valor da parcela com vencimento até 31/12/2016 deve ser recalculado até a data de renegociação, com encargos financeiros de normalidade, sem a concessão de bônus de adimplência de qualquer natureza.

O Iteral está à disposição de agricultores e associações que quiserem mais esclarecimentos sobre o tema. O instituto está localizado na Av. da Paz, 1200, no bairro do Jaraguá, e o telefone é 3315-6147.