Geral

Iprev-Maceió, Alagoas Previdência e TCE discutem unificação de procedimentos

06/12/2015
Iprev-Maceió, Alagoas Previdência e TCE discutem unificação de procedimentos

O ano de 2015 foi intenso nos quesitos de melhoria e informatização do processo de registro de benefícios concessivos de aposentadorias e pensões por morte, do IPREV-Maceió e Alagoas Previdência junto ao TCE – Tribunal de Contas do Estado de Alagoas.

Foram diversas reuniões ao longo do ano, através das quais o TCE disponibilizou infraestrutura tecnológica para informatização do processo de registro de benefícios, bem como possibilitou a realização de treinamentos pela Escola de Contas. Ao IPREV-Maceió coube a organização e o teste do sistema quanto ao processo concessivo relacionado à aposentadoria, e ao Alagoas Previdência coube o mesmo trabalho em relação à aposentadoria dos militares e à concessão de pensão por morte.

Foram diversas reuniões ao longo do ano, através das quais o TCE disponibilizou infraestrutura tecnológica para informatização do processo de registro de benefícios

Foram diversas reuniões ao longo do ano, através das quais o TCE disponibilizou infraestrutura tecnológica para informatização do processo de registro de benefícios

De forma conjunta, o sistema de processo eletrônico denominado SIM-ARP – Sistema Integrado de Aposentadorias, Reservas e Pensões foi desenvolvido pelo TCE e posto em operação há alguns meses, nos quais o IPREV-Maceió e o Alagoas Previdência atuaram como pilotos do projeto.

Nesta semana, em reunião conjunta entre dirigentes e técnicos do IPREV-Maceió, Alagoas Previdência e TCE foram discutidos pontos importantes quanto à possibilidade de melhorias do sistema, objetivando a unificação de procedimentos comuns aos institutos de forma a garantir um processo mais transparente, seguro e aderente às diversas legislações, que possibilite maior agilidade no registro do benefício junto ao TCE e facilite o monitoramento desse por parte do interessado.

Para o prefeito Rui Palmeira, a melhoria na Gestão dos órgãos públicos passa pela necessidade de informatização dos processos, bem como pela integração entres órgãos, unidades e pessoas envolvidas. “Projetos como este são indiscutivelmente apoiados e incentivados pela atual gestão, pois fortalecem as instituições e enraízam as boas práticas em prol de uma Gestão Pública mais eficiente e transparente”, destacou Fabiana Tolêdo, Diretora-Presidente do IPREV.

No dia 14 deste mês deverá ocorrer um treinamento, promovido pela Escola de Contas, com todos os institutos de previdência do Estado de Alagoas. O objetivo será a apresentação do sistema com o relato da experiência pelo IPREV-Maceió e Alagoas Previdência no uso da ferramenta. Segundo o diretor-geral do TCE, Daniel Bernardes, “a parceria com o IPREV-Maceió e Alagoas Previdência foi essencial para o sucesso do projeto. O Tribunal de Contas do Estado de Alagoas em 2016 deverá recepcionar os processos concessivos de aposentadorias e pensões por morte, para homologação, apenas por meio deste sistema eletrônico. ”