Geral

Ifal no Benedito Bentes: ‘A mudança virá pelas portas da educação’, diz Renan Filho

22/12/2015
Ifal no Benedito Bentes: ‘A mudança virá pelas portas da educação’, diz Renan Filho
Governador Renan Filho e Aloízio Mercadante selam parceria do Estado e União em prol da educação em Alagoas

Governador Renan Filho e Aloízio Mercadante selam parceria do Estado e União em prol da educação em Alagoas

O governador Renan Filho sempre destacou a educação como prioridade entre seus planos para Alagoas, e a presença do ministro Aloizio Mercadante, nesta segunda-feira (21), no Palácio República dos Palmares, comprova essa atenção especial. Cumprindo compromisso de campanha, Renan Filho conseguiu a garantia do ministro para a instalação de um campus do Instituto Federal de Ensino (Ifal) no Complexo Habitacional do Benedito Bentes, parte alta de Maceió.

O anúncio aconteceu durante a solenidade de adesão de Alagoas ao Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (Pnaic), onde Renan Filho agradeceu pelo apoio federal à expansão do ensino técnico desempenhado pelas unidades do Ifal. Alagoas, atualmente, dispõe de 15 campi e a intenção do governador é que esse número cresça para 20 ou 25 unidades.

“O Ifal de Maceió já não comporta o número de estudantes que precisam dele. Um Ifal na parte alta da cidade, no Benedito Bentes, é fundamental. Serão 12 salas de aula, laboratórios, ginásio de esporte, campo de futebol, com toda área pronta para que as aulas comecem o mais rápido possível. É fundamental, repito, que criemos condições para ampliar ainda mais o ensino técnico-profissionalizante em Alagoas. Essa é a principal maneira de preparar melhor o jovem e facilitar sua inserção no mercado de trabalho”, ressaltou Renan Filho.

Ainda durante a campanha eleitoral, o então candidato Renan Filho já anunciara que iria lutar pela instalação do campus do Ifal no Benedito Bentes, pois ele acredita que “apenas pelas portas da educação que Alagoas pode ter um futuro melhor”. Assim, o governador estabelece a educação como centro do plano de governo e é por ela que a transformação que Alagoas precisa virá.

“Com a união de propósitos entre Estado, municípios e a ajuda decisiva do governo federal venceremos as dificuldades com altivez. Por isso sei que a Educação vai dar certo, não vamos ter o direito de errar outra vez”, concluiu Renan Filho.

Na análise do governador, alfabetizar uma criança na idade certa é, no mínimo, uma questão de justiça; é oferecer condições para que ela possa se desenvolver e que as próximas portas da vida se abram sozinhas. Já sobre o ensino profissionalizante, Renan Filho considera que tal aprendizado abre o mercado de trabalho para a juventude e dá eficiência à economia. “É imprescindível que Alagoas possa gerar sua mão de obra”, pontuou o chefe do Executivo estadual.

O ministro Aloizio Mercadante elogiou a postura de como Alagoas está encarando a educação. Ele narrou a empolgação do ministro Eduardo Cardozo, da Justiça, com os resultados alcançados por Alagoas no combate à violência e anunciou que na educação as façanhas serão maiores.

“Faremos muito melhor na área da educação. No próximo dia 29 de janeiro estarei de volta para fazer novos anúncios”, prometeu Mercadante, que virá para a inauguração do campus do Ifal em Murici.