Geral

HGE é credenciado para residências em Clínica Médica e Neurologia

23/12/2015
HGE é credenciado para residências em Clínica Médica e Neurologia
Residência médica é uma modalidade de ensino de pós-graduação destinada a médicos, sob a forma de curso de especialização. Funciona em instituições de saúde, sob a orientação de profissionais médicos de elevada qualificação ética e profissional. (fotos: Neide Brandão)

Residência médica é uma modalidade de ensino de pós-graduação destinada a médicos, sob a forma de curso de especialização. Funciona em instituições de saúde, sob a orientação de profissionais médicos de elevada qualificação ética e profissional.
(fotos: Neide Brandão)

O Ministério da Educação (MEC) acaba de credenciar o Hospital Geral do Estado (HGE) para residência médica nas especialidades de clínica médica e neurologia. O resultado saiu após visita de um representante do MEC, realizada em novembro, e análise do relatório técnico sobre as instalações da unidade e pré-projeto da área acadêmica.

Verônica Omena, gerente-geral da unidade hospitalar, comemorou a vitória para a área acadêmica e ressaltou a qualidade dos residentes que saem do hospital. “A equipe que está à frente das residências no hospital tem uma visão ampla sobre serviços de saúde e trabalha com afinco para evoluir na prestação dos atendimentos de saúde. O hospital como um todo ganha com o credenciamento”, completou Verônica Omena.

De acordo com o assessor técnico de docência do HGE, Álvaro Bulhões, a implantação das residências já é para o período de 2016/2017. “A partir de agora, iremos elaborar o edital para seleção de candidatos. A intenção é colocar a residência em clínica médica para funcionar já em 2016. A de neurologia, talvez precise de um tempo maior para finalizar, ficando para 2017. Mas, estamos correndo para deixar tudo redondinho para o ano que vem”, explicou Bilhões.

Para Álvaro Bulhões, as residências darão um aporte melhor para os pacientes, “trabalhos científicos serão realizados e tecnologias novas implantadas, através do incentivo que o ministério dará para o hospital. A iniciativa desencadeará um processo de desenvolvimento científico”, completou.

Especialista

Instituída pelo decreto nº 80.281, de setembro de 1977, a residência médica é uma modalidade de ensino de pós-graduação destinada a médicos, sob a forma de curso de especialização. Funciona em instituições de saúde, sob a orientação de profissionais médicos de elevada qualificação ética e profissional. O mesmo decreto criou a Comissão Nacional de Residência Médica (CNRM).

O programa de residência médica, cumprido integralmente dentro de uma determinada especialidade, confere ao médico residente o título de especialista. A expressão “residência médica” só pode ser empregada para programas que sejam credenciados pela Comissão Nacional de Residência Médica.