Geral

Governo de Alagoas parabeniza Maceió pelos 200 anos de história

05/12/2015
Governo de Alagoas parabeniza Maceió pelos 200 anos de história
Maceió é hoje um dos locais mais requisitados, seja no turismo, pela culinária ou na cultura, dentro e até fora do país  (Foto: Neno Canuto)

Maceió é hoje um dos locais mais requisitados, seja no turismo, pela culinária ou na cultura, dentro e até fora do país
(Foto: Neno Canuto)

Há exatos 200 anos, a capital alagoana era oficialmente reconhecida como cidade. No dia 5 de dezembro de 1815, Maceió surgia como cenário paradisíaco rico de belezas naturais e sinônimo de um dos maiores patrimônios culturais do país. Aos poucos, a cidade foi crescendo e ganhando mais representatividde e expressão e hoje é um dos locais mais requisitados, seja no turismo, pela culinária ou na cultura, dentro e até fora do país.

Em comemoração a esta data, o Governo de Alagoas parabeniza a cidade e todos os maceioenses pelo seu bicentenário de muitas histórias e representações. Durante entrevista à Rádio Gazeta, o governador, Renan Filho falou da emoção em estar à frente da administração do Estado em um dia tão importante para a população de Alagoas.

“Hoje é um dia de alegria. Parabéns a nossa linda Maceió pelos seus 200 anos, muita luz a condução administrativa da cidade e meu desejo de que ela possa viver nos próximos anos muito mais alegrias, apresentando sua força e belezas naturais aos alagoanos e àqueles que nos visitam. Estou muito feliz de estar governando o Estado de Alagoas em um dia tão especial”, destacou Renan Filho.

Apesar de oficialmente Maceió celebrar o aniversário neste sábado (05), o secretário de Comunicação do Estado, Ênio Lins, recorda que não se sabe ao certo quando a cidade foi construída de fato. Mas, foi em 5 de dezembro de 1815, que o então príncipe regente D. João VI decidiu atender às reivindicações da população reconhecendo a atual capital alagoana como cidade.

“Hoje comemoramos os 200 anos de existência oficial de Maceió. Podemos dizer que neste dia ela ganhou sua certidão de nascimento, mas Maceió já era um lugar próspero e grande muito antes disso. Estamos em festa, a capital alagoana é uma das mais belas cidades e sem dúvidas nenhuma um dos patrimônios culturais mais expressivos do país’’, ressalta o secretário.

Mais do que parabenizar a cidade pela sua longa trajetória, ao longo deste primeiro ano de gestão, o Governo de Alagoas tem consolidado sua parceria e compromisso com o desenvolvimento de Maceió. A participação sempre ativa e presente do governador Renan Filho e dos secretários nas atividades da cidade também foi destacada pelo secretário Ênio Lins.

“Temos participado de maneira efetiva e apoiado os projetos desenvolvidos na nossa cidade. O Governo do Estado só tem a felicitar Maceió pela iniciativa e elogiar, inclusive, a programação que a Prefeitura de Maceió preparou para este 200 anos. Será um dia para os alagoanos e os maceioenses conhecerem a si próprio, nós aplaudimos de pé toda a ação e atividades desenvolvidas pela capital alagoana. Vamos comemorar”, convida Ênio Lins.