Geral

Em 2015, o Nordeste ficou em preto e branco

26/12/2015
Em 2015, o Nordeste ficou em preto e branco

ceara20151217120911_0A Copa do Nordeste 2015 foi alvinegra. Com uma campanha memorável, o Ceará levantou a taça pela primeira vez em sua história. Depois de perder a final de 2014, o Vozão levou a melhor sobre o Bahia desta vez. Max, do América-RN, foi o artilheiro da competição, com seis gols.

Carcará, a sensação da fase de grupos

A grande sensação da primeira fase da Copa do Nordeste foi o modesto Salgueiro. Contando com os gols de Anderson Lessa, o Carcará de Aço terminou invicto no Grupo C, eliminando o Náutico.

Além dos pernambucanos, também se classificaram Vitória, Sport, Ceará e Bahia como líderes de suas chaves. América-RN, Fortaleza e Campinense avançaram como os melhores segundos colocados.

O destaque da primeira fase ficou para o Clássico-Rei, entre Ceará e Fortaleza, pelo Grupo D. Depois do empate em 1 a 1 no turno, no confronto do returno deu Ceará: Charles e Wescley marcaram os gols, na vitória por 2 a 1, garantindo a primeira colocação da chave.

A emoção da fase final

Na fase mata-mata, Fortaleza e Sport travaram um duelo de Leões. No Castelão, vitória do Tricolor por 1 a 0. Na partida de volta, o Rubro-Negro devolveu o placar. Nas cobranças de pênalti, melhor para o time pernambucano. Do outro lado da chave, o Ceará eliminou o Salgueiro, e o Vitória derrotou o América-RN.

As semifinais foram épicas. Nos jogos de ida, dois empates sem gols. Em Recife, Sport x Bahia. Em Fortaleza, Ceará x Vitória. As redes só balançaram nas partidas decisivas. O Tricolor baiano avançou pelos pés de Souza, que marcou três gols e eliminou o Leão da Ilha do Retiro. No outro confronto, o Vozão arrancou um empate no Manoel Barradas e também passou de fase.

O Nordeste é alvinegro

Pelo segundo ano seguido, o Ceará chegou na final da Copa do Nordeste. Pela frente, o Bahia e uma Fonte Nova vestida de tricolor, bradando em favor do time de Sérgio Soares. Mesmo assim, o gol de Ricardinho deu a vantagem ao Vozão. A decisão ficou para o Castelão, que transbordava um dos espetáculos mais bonitos do futebol brasileiro no ano.

Com mais de 60 mil alvinegros sedentos do título que lhes escapara em 2014, o palco da decisão foi digno de uma festa nordestina. Em campo, uma batalha de tirar o fôlego. A vitória por 2 a 1, com gols marcados por Charles e Gilvan, permitiu que o ídolo Magno Alves, vice-artilheiro da competição, levantasse a primeira taça do Nordestão para a galeria do Ceará.