Geral

Educação: Mercadante e Luciano Barbosa assinam adesão do Estado ao PNAIC

21/12/2015
Educação: Mercadante e Luciano Barbosa assinam adesão do Estado ao PNAIC
PNAIC será colocado em execução no Estado já a partir dos próximo ano (Foto: Thiago Soares)

PNAIC será colocado em execução no Estado já a partir dos próximo ano (Foto: Thiago Soares)

O ministro da Educação, Aloizio Mercadante virá a Maceió nesta segunda-feira (21), onde cumprirá uma agenda de atividades voltadas para o desenvolvimento da educação. Em cerimônia às 16h, no auditório Aquatune do Palácio República dos Palmares, Mercadante e o secretário de Estado da Educação, Luciano Barbosa, assinam o termo de adesão do Estado ao novo modelo do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC) voltado para as regiões Norte e Nordeste.

Alagoas se comprometeu com o Ministério da Educação (MEC) de alfabetizar todas as crianças até os oito anos de idade. O compromisso formal foi assumido pelos secretários de Educação do Nordeste junto ao ministro da Educação, Aloizio Mercadante, no dia 14, em Fortaleza, no Ceará.

“Vamos iniciar os trabalhos do PNAIC com a presença do ministro Mercadante, para alfabetizarmos na idade certa as crianças de Alagoas. O MEC se comprometeu a dotar Alagoas dos recursos necessários para comprarmos todo o material de alfabetização e vamos fazer adesão ao material de leitura e matemática que hoje é rodado com muito sucesso no estado do Ceará”, destaca o secretário Luciano Barbosa.

Ele também ressaltou a importância da parceria com os municípios neste momento. “Contaremos com a presença da Associação dos Municípios Alagoanos (AMA) e da União dos Dirigentes Municipais de Educação, o que é fundamental, visto que a maior parte das matrículas do ensino fundamental, modalidade atendida pelo PNAIC, concentra-se nos municípios”, frisa.

Olhar diferenciado

O superintendente de Políticas Educacionais da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), Ricardo Lisboa, integrou a comitiva que acompanhou o secretário Luciano Barbosa à reunião de Fortaleza. Ele diz que os municípios nordestinos receberão uma atenção diferenciada do resto do país, porque é na região que se encontram os mais baixos índices educacionais em relação à alfabetização na idade certa, ou seja, dos 6 aos 8 anos de idade.

“O objetivo do MEC é tratar os desiguais de fora diferenciada, oferecendo maiores condições de aprendizagem aos municípios mais carentes. Com isso, temos como meta melhorar a qualidade do ensino e alfabetizar todas as crianças na idade certa”, observou Ricardo Lisboa.

A ideia é colocar o Pacto em execução a partir de 2016, com a composição do Comitê Gestor, o planejamento estratégico e a formação de professores, tendo como foco a alfabetização e o letramento das crianças.

Ainda segundo Ricardo Lisboa, o Comitê Gestor deverá ser coordenado pela Seduc e União dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime), mas também deverá contar com a participação das instituições públicas de ensino superior formadoras de professores.

Ifal

Em relação ao outro compromisso do ministro Mercadante em Alagoas – a inauguração da nova sede do Instituto Federal de Alagoas (Ifal) no Benedito Bentes – Luciano Barbosa destacou a parceria entre o Estado e o Governo Federal para que novo campus entrasse em funcionamento.

“O governador Renan Filho e eu tivemos uma reunião com o ministro Mercadante solicitando a instalação de um novo campus do Ifal e ele nos atendeu. Para isso, o Estado, por meio da Seduc, cedeu uma escola já pronta, com 12 salas, laboratórios de informática, quadra coberta e toda a estrutura necessária pra o funcionamento do instituto”, informou Barbosa.