Geral

Bélgica prende dois suspeitos de planejar ataque no Ano Novo

29/12/2015
Bélgica prende dois suspeitos de planejar ataque no Ano Novo
(Foto: REUTERS/Francois) Lenoir Soldados belgas fazem patrulha em Bruxelas

(Foto: REUTERS/Francois) Lenoir Soldados belgas fazem patrulha em Bruxelas

Duas pessoas foram presas na Bélgica no domingo e na segunda-feira, ambas suspeitas de planejar um ataque em Bruxelas, na véspera de Ano Novo, disseram promotores federais.

A polícia encontrou roupas militares e material de propaganda do Estado Islâmico, mas não havia armas ou explosivos, afirmaram os promotores nesta terça-feira.

“Nossa investigação revelou sérias ameaças de um ataque em lugares simbólicos em Bruxelas durante as celebrações na véspera de Ano Novo”, disseram os promotores em um comunicado.

Seis pessoas foram levadas para interrogatório durante buscas a casas em Bruxelas, uma província vizinha e Liège, mas quatro delas foram liberadas, acrescentou o Ministério Público.

A Bélgica está no centro das investigações sobre os ataques em Paris em 13 de novembro, que deixaram 130 pessoas mortas, após surgirem ligações com Bruxelas. Dois dos homens-bomba de Paris, Brahim Abdeslam e Bilal Hadfi, moravam na Bélgica.

A polícia belga prendeu nove pessoas em conexão com os ataques de Paris. Mas os promotores disseram que o anúncio de terça-feira não estava ligado à investigação.