Geral

ASA conquista título após três anos e encerra ano com boas campanhas

29/12/2015
ASA conquista título após três anos e encerra ano com boas campanhas

333333333333

CAMPEONATO ALAGOANO

Com uma campanha invejável no primeiro turno do Campeonato Alagoano, vindo de uma sequência vitoriosa e sem nenhuma derrota, o ASA sagrou-se campeão da Copa Alagoas diante do CSA, no Estádio Municipal Coaracy da Mata Fonseca, em uma disputa de pênaltis enlouquecedora.

No segundo turno, a chamada Copa Maceió, os arapiraquenses repetiram a campanha intitulada pelo técnico Vica de “se não ganhar, também não perde” e chegou a semifinal perante o CRB em duas partidas. Na primeira, o ASA teve a sua invencibilidade posta a prova no Estádio Rei Pelé, e devido a erros de arbitragem o time de Arapiraca conheceu a sua primeira derrota no campeonato. Já no segundo jogo, os alvinegros teriam de correr atrás do prejuízo e vencer a partida por dois gols de diferença para avançar para a final do Estadual. A vitória veio, mas não foi pelo placar exigido e com isso o Fantasma de Alagoas foi eliminado da competição.

COPA DO BRASIL

Virando a chave para a Copa do Brasil, o elenco alvinegro foi ao Estado de Roraima enfrentar a equipe do São Raimundo pela primeira fase da competição nacional. Em jogo pegado, o primeiro tempo terminou empatado em 1 a 1, mas na volta dos vestiários a equipe alvinegra aplicou mais dois gols e eliminou o jogo de volta.

Na segunda fase, o ASA recebeu a equipe rubro-negra do Vitória, da Bahia, no Estádio Municipal Coaracy da Mata Fonseca para um duelo emocionante, onde se viu sair atrás do marcador com o gol do atacante Élton aos 35 minutos do primeiro tempo. Após ouvir as instruções do técnico Vica durante o intervalo, os arapiraquenses voltaram obstinados a reverter à situação e aos 15 minutos da segunda etapa, o atacante Alex Henrique empatou a partida e forçou o segundo jogo no Estádio do Barradão, em Salvador.

Em jogo épico realizado na capital baiana, o ASA saiu atrás do marcador em cobrança de pênalti de Escudero no início do segundo tempo. Altaneiro, os alvinegros correram atrás do prejuízo, e em uma cobrança de falta ensaiada o lateral-esquerdo Rayro encheu o pé para empatar a partida. Os arapiraquenses mandavam no jogo e via o segundo gol, o que poderia dar a classificação para a próxima fase, ainda mais perto. Após bate e rebate dentro da área, o atacante Valdanes sofre falta e o juiz marca pênalti, rapidamente convertido pelo camisa 19 de Arapiraca. Com a vaga praticamente assegurada, o ASA passou a se segurar no campo defensivo, porém, não pôde evitar o gol de empate do Vitória no final da partida.

Já na terceira fase, o Fantasma Alagoano tinha a incumbência de tentar eliminar pela segunda vez a equipe do Palmeiras. O primeiro jogo, realizado em São Paulo, terminou em 0 a 0, mas não o que não faltou foi emoção no final do jogo com um chute de fora da área do volante Marcos Antônio e outro do lateral-direito Gabriel.

Atravessando dificuldades quanto à situação financeira do clube, a diretoria executiva do ASA optou pela venda do mando de campo referente a segunda partida diante do Palmeiras.

Realizado no Estádio do Café, na cidade de Londrina, no Paraná, o jogo foi decidido em um erro da defesa alvinegra, na qual deu a oportunidade ao atacante Gabriel Jesus de balançar a rede e dar a classificação ao time paulista pelo placar de 1 a 0.

SÉRIE C

Após o final do Campeonato Alagoano, o ASA já se preparava para a disputa do Campeonato Brasileiro da Série C, e o primeiro confronto do time de Arapiraca seria contra o Confiança, em Sergipe.

Com o ímpeto de fazer uma competição estável, a diretoria executiva do alvinegro arapiraquense se reforçou e trouxe alguns nomes conhecidos da torcida, a exemplo do goleiro Pedro Henrique, que atuou pelo Fantasma na temporada de 2014.

Com o lema “Se não ganhar, também não perde”, o time do técnico Vica foi um dos times que esteve sempre presente no G4 do grupo A, ao lado da equipe cearense do Fortaleza e da equipe goiana do Vila Nova.

Com uma campanha de 10 vitórias, cinco empates e apenas três derrotas, o ASA se credenciou a disputar uma das quatro vagas para a Série B de 2016, e o desafio seria contra a equipe do Tupi de Minas Gerais.

Na primeira partida das quartas-de-final, os arapiraquenses foram à cidade de Juiz de Fora enfrentar um difícil e perigoso adversário em seus domínios. O ASA foi confiante, pois vinha de vitória diante do Vila Nova no último jogo da fase de grupos, mas essa confiança decaiu nos erros de arbitragem que colaboraram na derrota alvinegra por 2 a 0.

No jogo de volta a torcida do Gigante Arapiraquense fez uma verdadeira festa e incentivou a equipe até o final do jogo, no entanto o ASA sofreu mais uma derrota, essa que acabou com uma invencibilidade de mais de um ano sem perder dentro de casa e consequentemente com o fim do sonho da série B em 2016.