domingo, 18 de agosto de 2019

Notícias

In:

Ao menos 91 desaparecidos em deslizamento de terra na China

Por Ascom AFP
(Foto: AFP)

(Foto: AFP)

Um gigantesco deslizamento de terra, que sepultou mais de 30 edifícios e provocou uma explosão de gás em um complexo industrial do sul da China, deixou pelo menos 91 pessoas desaparecidas, segundo um balanço atualizado.

As testemunhas afirmaram que viram uma grande massa de terra e lama atingindo a zona industrial de Shenzhen, cidade próxima da fronteira com Hong Kong, no fim da manhã de domingo. A tragédia soterrou casas e fábricas.

Mais de 1.500 agentes das forças de segurança e 104 caminhões dos bombeiros foram enviados ao local da catástrofe, que afetou vários hectares, segundo a agência oficial Xinhua.

O ritmo do trabalho de resgate era lento por conta da chuva persistente, a pouca visibilidade durante a noite e o barro, afirmou Ao Zhuoqia, oficial do corpo de bombeiros de Shenzhen.

A causa da catástrofe seria uma falha humana, segundo a imprensa estatal, que indicou um acúmulo de terra de mais de 100 metros procedente de obras de construção, um local afetado pelas recentes chuvas.

Testemunhas relataram a visão do rio de “terra vermelha e lama” avançando contra os edifícios.

Uma mulher, identificada apenas como Hu, afirmou ao jornal Shenzhen Evening News que viu o momento em que a terra sepultou o caminhão de seu pai.

“Ele está soterrado há várias horas. Estamos muito preocupados”, disse.

O deslizamento de terra, que aconteceu no domingo às 11H40, também atingiu uma tubulação de gás e provocou uma explosão.

De acordo com o Shenzhen Evening News, quase 900 pessoas foram retiradas da região antes da tragédia.

Trinta e três imóveis residenciais e industriais foram atingidos pelo deslizamento, incluindo dois dormitórios para trabalhadores, segundo o canal público CCTV.

A emissora informou que muitas pessoas foram retiradas dos dormitórios de forma preventiva.

No mês passado, 38 pessoas morreram em outro deslizamento de terra na província de rural de Zhejiang.

Compartilhe:
Tags: ,,

Comente no Facebook

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Facebook Auto Publish Powered By : XYZScripts.com