Artigos

A voz dos mais jovens

23/11/2015
A voz dos mais jovens

O Projeto Senado Jovem Brasileiro é uma iniciativa que, a cada ano, consegue a adesão de mais instituições de ensino e, por consequência, um maior número de participantes. Em 2015 houve um aumento expressivo de 73% de alunos que, com suas redações, participaram do programa.

Desde a primeira edição, em 2011, o projeto é motivo de orgulho, tanto pelos resultados quanto pelo entusiasmo. Nosso objetivo com o programa é proporcionar aos estudantes de todo o país a oportunidade de se integrarem com os trabalhos, como parlamentares.

É também um desejo de despertar para o gosto de participar da vida pública e para a construção de uma nação mais próspera e justa. As redações dos vencedores de cada estado dão um panorama de que podemos contar com a juventude a nos sugerir caminhos e direções com as suas propostas de leis e projetos.

A aluna Mariana Souto Pimenta, da Escola Estadual Dulce Ferreira de Souza, de Passos (MG), com a redação “Democracia Científica”, conquistou o primeiro lugar. Já a estudante Eduarda Moura Pinheiro, da Escola Estadual de Ensino e Médio Craveiro Costa, do município de Cruzeiro do Sul (AC), ficou na segunda colocação com o trabalho “Superar a Indiferença para Fazer a Diferença”. E a responsável pela redação “Ordem ou Protesto”, Maria Clara Prado Bezerra Nogueira, do Colégio Estadual Atheneu Sergipense, de Aracaju (SE), ficou na terceira colocação.

Desde a primeira edição do projeto Jovem Senador, foram apresentadas quase 40 proposições de projetos de lei. Duas propostas foram aprovadas no Senado Federal e tramitam na Câmara dos Deputados. Trata-se do PLS 467 de 2012, que altera Lei de Diretrizes e Bases da Educação, para identificar os estudantes de baixo rendimento, a fim de assegurar uma recuperação; e um segundo projeto, de número 185, para garantir a presença na rede pública de professores devidamente qualificados.

Além destas, duas outras proposições foram transformadas em Propostas de Emenda à Constituição e outras 25 tramitam como Projeto de Lei do Senado. São números bastante expressivos pelo pouco tempo que temos de realização, mas que dão uma dimensão positiva do que podemos esperar da juventude brasileira.

Em tempos que sabemos tão difíceis, com tanta violência, intolerância e descaminhos reiteradamente oferecidos aos jovens,é muito bom ver um projeto como este prosperar. É um sopro de esperança que nos estimula a prosseguir.