Geral

Sesau realiza ações educativas para homens em situação de rua

26/11/2015
Sesau realiza ações educativas para homens em situação de rua
Sesau

Unidade conta com profissionais de psicologia, assistência social e educadores, preparados para atender as pessoas que procuram o serviço e também realizam buscas aos locais onde se encontram (Foto: Ascom Sesau)

Como parte das ações alusivas ao Novembro Azul, a Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) realizou, nesta quinta-feira (26), uma palestra voltada para os homens em situação de rua, atendidos no Centro Pop. A unidade, que funciona no bairro Jaraguá, é mantida pela Prefeitura de Maceió, prestando assistência à população em situação de rua.

De acordo com psicólogo do Centro POP, Berto Gonçalo, a unidade conta com profissionais de psicologia, assistência social e educadores, preparados para atender as pessoas que procuram o serviço e também realizam buscas aos locais onde se encontram. “É realizada uma entrevista com os usuários e, após a identificação das necessidades, a pessoa é encaminhada para o local adequado”, destacou Berto.

A palestra foi ministrada pela médica geriatra da Sesau, Helen Arruda, que tratou dos cuidados que homens devem ter para prevenir problemas de saúde. A médica explicou que os homens devem adotar um estilo de vida mais saudável, com a prática de exercícios físicos regulares e a alimentação balanceada, evitando o consumo de álcool e cigarros.

“O homem deve procurar as unidades de saúde da Atenção Básica preventivamente, onde serão orientados sobre os exames e cuidados que devem adotar”, ressaltou Helen Arruda. Ela destacou, ainda, que existe uma resistência cultural por parte dos homens em procurar os serviços de saúde. “O homem se enxergar como provedor, como o que cuida e acaba negligenciando a própria saúde”, declarou.

Outro ponto de destaque da palestra educativa foi para a realização de exames preventivos, inclusive para o diagnóstico precoce do câncer de próstata. A médica ressaltou que a partir dos 40 anos todos os homens devem procurar um médico e realizar o exame do toque. “Os homens devem deixar o preconceito de lado e realizar o exame. O procedimento é rápido e não causa dor. Com o diagnóstico precoce as chances de cura da doença aumentam evitando sequelas e até o óbito”, destacou.