Geral

Sesau leva ações de saúde para população do Litoral Sul e Baixo São Francisco

24/11/2015
Sesau leva ações de saúde para população do Litoral Sul e Baixo São Francisco
Cuidados com a saúde também estarão em pauta, com orientações sobre os riscos da obesidade, um problema que afeta milhares de brasileiros

Cuidados com a saúde também estarão em pauta, com orientações sobre os riscos da obesidade, um problema que afeta milhares de brasileiros

Ações da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) estarão à disposição da população dos municípios do Litoral Sul e do Baixo São Francisco, nesta sexta-feira, 27, e sábado, 28, durante o Governo Presente, que acontecerá em Coruripe.

Essa é a segunda edição do evento promovido pelo Governo do Estado, com a finalidade de aproximar os alagoanos das atividades que são desenvolvidas pelos órgãos estaduais, como saúde, educação, segurança pública, trânsito e outros.

A assessora técnica da Sesau, Júlia Levino, informou que a Secretaria levará para o evento ações de assistência e orientações à população local. “Toda a estrutura da gestão estadual de Saúde estará participando do projeto. A iniciativa proporciona aos habitantes da região uma oportunidade de aprendizado e cuidado”, destacou.

Nessa segunda edição, a Sesau estará com uma programação que atenderá o público infantil, adolescentes, jovens e adultos. Na arena de cultura e lazer, será montada uma exposição para prevenção e controle da dengue, zika e chikungunya. Um microscópio estará à disposição, para que possam observar o mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, além de material educativo.

Os cuidados com a saúde também estarão em pauta, com orientações sobre os riscos da obesidade, um problema que afeta milhares de brasileiros. E, para isso, um técnico estará orientando as pessoas sobre como evitar a obesidade e adotar uma alimentação saudável e terão a oportunidade de verificar o índice de massa corpórea. Ainda aferição da pressão arterial, esclarecimentos sobre diabetes e outros procedimentos.

Cada vez mais o uso de plantas medicinais está presente na vida do alagoano, mas o consumo deve ser feito de forma racional, como destaca a assessora técnica da Secretaria de Estado da Saúde, Júlia Levino. Para orientar as pessoas que forem prestigiar o Governo Presente, profissionais estarão explicando os cuidados que devem adotar quando no uso das plantas e haverá degustação de alguns tipos de chás.

Das 15 às 17 horas da sexta-feira, a secretária de Estado da Saúde, Rozangela Wuszomirska, terá um encontro com os prefeitos dos municípios que fazem parte da 5ª e 6ª Regiões de Saúde. Na pauta, discussão sobre ações a serem desenvolvidas, voltadas para melhoria da assistência à saúde.

As ações atenderão aos municípios de Anadia, Boca da Mata, Campo Alegre, Junqueiro, Roteiro, São Miguel, Teotônio Vilela, Coruripe, Feliz Deserto, Igreja Nova, Jequiá da Praia, Penedo, Piaçabuçu, Porto Real do Colégio e São Brás.