Geral

Revelações da dupla Ba-Vi brilham na seleção

17/11/2015
Revelações da dupla Ba-Vi brilham na seleção
[Foto: Goal.com]

[Foto: Goal.com]

Para alguns jogadores da seleção brasileira, voltar à Fonte Nova é como retornar à casa depois de uma longa ausência. Daniel Alves, Hulk, Gabriel Paulista e David Luiz têm o comum o fato de terem começado suas carreiras no futebol baiano defendendo o Bahia ou o Vitória. O Leão da Barra tem ampla vantagem: dos quatro jogadores, apenas um jogou no Bahia. Os demais cresceram profissionalmente no Vitória. Mas justamente o mais famoso deles é o representante do tricolor baiano: o lateral Dani Alves, do Barcelona, que terá torcida especial no jogo. Seu pai, Domingos, realizará o sonho que o filho se encarregou de transformar em realidade. Não só o pai estará na Arena Fonte Nova. Maria Lúcia, a mãe de Dani, e Lucivânia, sua irmã, também comparecerão para ver o craque enfrentar o Peru. Abaixo, a ficha técnica das revelações do futebol da Bahia que ganharam o mundo e o Brasil:

Daniel Alves da Silva nasceu em Juazeiro, na Bahia, em 6 de maio de 1983. Começou a carreira no pequeno Juazeiro em 1996. Chegou ao Esporte Clube Bahia em 1998, onde se profissionalizou. Jogou por três anos nas categorias de base do tricolor baiano até chegar à equipe titular no Campeonato Brasileiro de 2001. Estreou contra o Paraná, na Fonte Nova, e foi um dos destaques da equipe na vitória por 3-0. Atendendo a pedidos da torcida, o então treinador do time, Evaristo de Macedo, o manteve como titular. Pelo Bahia jogou 58 vezes e marcou 8 gols. Foi campeão baiano em 2002. Deixou à Bahia para jogar no Sevilla, de onde foi negociado ao Barcelona. Em entrevista ao jornal A TARDE, ano passado, Dani Alves foi tratado como “o filho mais famoso produzido pelo Bahia”. Durante o papo, revelou seu carinho pelo clube:

“Eu nunca vou esquecer o Bahia. Você sabe como é, né? A gente pode sair da Bahia, mas a Bahia nunca sai da gente. Amo minha terrinha”, disse. (Foto CBF)

O paraibano Givanildo Vieira de Souza, conhecido mundialmente como Hulk, foi revelado pelo Vitória em 2004, aos 16 anos. Mas ficou pouco tempo no clube onde jogou apenas duas partidas e ainda na lateral-esquerda! Sem muitas chances na equipe principal, foi emprestado ao Kawasaki Frontale, do Japão, no começo de 2005, que comprou o seu passe alguns meses depois. Hulk era desconhecido no Brasil (saiu do país com 18 anos) até se tornar a principal estrela do Porto F.C, onde conquistou a Liga Europa da UEFA na temporada 2010-2011 e quatro campeonatos nacionais. Passou a chamar a atenção e em pouco tempo chegou à seleção. Desde os tempos do Vitória era conhecido pelo nome do super-herói. No Leão jogou no Campeonato Brasileiro de 2004, nas derrotas por 3 a 2 para o Fluminense, no Barradão, e por 2 a 1 para o Internacional, no Beira-Rio, sempre entrando no segundo tempo. O Vitória acabou sendo rebaixado ao fim do Campeonato. (Foto: CBF) David Luiz Moreira Marinho é natural de Diadema, no interior de São Paulo. Dispe
nsado pelo São Paulo, foi convidado, aos 14 anos, a jogar nas categorias de base do Vitória. De 2001 a 2005, o volante David Luiz não chamou muita atenção e quase foi mandado embora pelo clube. Ao perder o zagueiro titular, o time juvenil precisava de alguém que preenchesse e vaga. E assim surgiu o zagueiro David Luiz, que logo foi chamado para o time principal pelo então técnico da equipe, Arturzinho. Como profissional, disputou sua primeira partida em 2005. Rebaixado para a série C, o clube apelou para os juvenis para suprir a falta de dinheiro para comprar reforços. A aposta deu certo, pois ao lado de Wallace e Anderson Martins, David Luiz formou uma defesa tão boa que, junto com outros destaques das categorias de base, levou o clube de volta à série B. No começo de 2007, depois de atuar nas primeiras partidas do Campeonato Baiano, o jogador foi emprestado ao Benfica de Portugal. David jogou 55 vezes pelo Vitória e marcou 2 gols. Em maio de 2015, o zagueiro enviou um vídeo de incentivo aos jogadores do Vit

ória sub-20 para o segundo clássico contra o Bahia pela final do Campeonato Baiano, mostrando sua ligação com o clube. “Desfruta desse Ba-Vi aí que é muito bom ganhar. Um beijão pra todo mundo e que Deus abençoe muito e que ele possa fazer obras maravilhosas na vida de vocês também. Se cuidem! É nós! Bora, Vitória!”, disse Davi Luiz no vídeo. E deu certo. As imagens foram divulgadas um dia após o Leão perder para o Bahia por 2 a 1, mas mesmo assim se sagrar campeão da categoria.

Gabriel Armando de Abreu, o Gabriel Paulista, é um paulistano de 24 anos que chegou ao Arsenal em 2015, depois de duas temporadas no Villarreal da Espanha. Mas tudo começou em 2010 quando Gabriel foi promovido aos profissionais do Vitória fazendo sua estreia no estadual daquele ano, na vitória do Leão por 3–1 sobre o Camaçari. Fez parte de um Vitória campeão baiano e finalista da Copa do Brasil, quando acabou derrotado pelo Santos de Neymar e Paulo Henrique Ganso. Gabriel não era o titular do time, porém disputou os dois jogos da final, o segundo deles improvisado como lateral. No segundo semestre, já durante a disputa do Brasileirão, foi titular apenas nas últimas partidas do campeonato, amargando o rebaixamento à Série B por apenas um ponto. Ainda neste mesmo ano, no mês de dezembro, foi campeão do Campeonato do Nordeste. Tornou-se titular do time a partir da temporada 2012 com a chegada do técnico Toninho Cerezo e ajudou o Vitória a obter o acesso à primeira divisão após empate em 1–1 com o Ceará na última

rodada, em jogo realizado no Barradão.

Ao deixar o clube em 2013, na partida contra a Ponte Preta pela 14ª rodada do Brasileirão, o jogador chorou e disse ‘adeus’ à torcida: “Saio daqui pela porta da frente, com sensação de dever cumprido. Deixo o Vitória na Série A, no G-4. Foram 142 jogos de muita luta, muita garra. Estou saindo para um grande clube e deixo o Vitória bem – comentou o zagueiro na ocasião.