Brasil

Renan manda carta de pesar e solidariedade ao Senado francês

14/11/2015
Renan manda carta de pesar e solidariedade ao Senado francês
Agência SenadoRenan manda carta de pesar e solidariedade ao Senado francês

Renan manda carta de pesar e solidariedade ao Senado francês

O presidente do Senado e do Congresso Nacional, Renan Calheiros (PMDB-AL), manifestou neste sábado (14), votos de pesar e solidariedade do Poder Legislativo e do povo brasileiro ao presidente do Senado francês, Gerard Lacher, pelo atentado terrorista ocorrido na noite da sexta-feira (13), em Paris.

O atentado, cometido por terroristas ligados ao Estado Islâmico, deixou 129 pessoas mortas e 352 feridos, segundo o governo francês. Na carta ao presidente do Senado francês, Renan que o os atos de “barbárie e covardia são alvo de repúdio, indignação e condenação” de toda a comunidade internacional, e se coloca à disposição do governo francês para o que for necessário.

Na íntegra, é o seguinte o teor da carta de Renan ao Senado francês:

 Ao Presidente do Senado da República Francesa,

Senador Gerard Larcher

Senhor Presidente,

​Foi com grande emoção e inteiramente consternado que o Brasil recebeu a notícia dos atentados perpetrados ontem à noite em Paris. 

Por sua indescritível barbárie e covardia, os atos terroristas são alvo de repúdio, indignação e condenação imediata por parte de toda a comunidade internacional. Não há justificativa possível para os crimes cometidos, não somente contra a França, mas contra toda a humanidade. 

Como sabe Vossa Excelência, os valores de liberdade, igualdade e fraternidade, encarnados e promovidos pela França, vêm sendo compartilhados e reverenciados pelo Brasil, ao longo de nossa história. 

Em nome do Senado Federal e do povo brasileiro, que representamos, apresento-lhe nossas profundas condolências e total solidariedade, neste momento de dor e tristeza para todos nós. Estaremos à disposição do Governo francês para qualquer providência que possa atenuar as consequências dessa tragédia.

Aproveito a oportunidade para apresentar-lhe os melhores protestos de estima e consideração com que me subscrevo,

​Renan Calheiros, 

Presidente do Senado Federal​