Política

Renan Filho cumpre agenda hoje e amanhã (25) em Brasília

24/11/2015
Renan Filho cumpre agenda hoje e amanhã (25) em Brasília

 

Governador Renan Filho cumpre extensa agenda em Brasília em dois dias. (Foto: Márcio Ferreira)

Governador Renan Filho cumpre extensa agenda em Brasília em dois dias. (Foto: Márcio Ferreira)

O governador Renan Filho cumpre agenda nesta terça (24), e quarta-feira (25), em Brasília-DF. Entre os assuntos a serem debatidos, está a obra de duplicação da AL 101 Norte, que deve ter início até janeiro de 2016 e o esgotamento sanitário da capital alagoana.

O primeiro compromisso será às 19h, desta terça-feira, 24. Renan Filho participa de uma reunião com o ministro de Minas e Energias, Eduardo Braga, para tratar de valores que o Governo Federal deve ao Governo de Alagoas referentes a venda da antiga Ceal.

O governador explicou, nesta terça-feira, que o Governo Federal descumpriu o acordo com Alagoas, e o Governo do Estado vai apresentar um estudo ao Ministério das Minas e Energia, apresentando uma conta justa, razoável, com critérios técnicos feitos pela Fundação Instituto de Pesquisas Econômica (Fipe), instituição que tem notória especialização para isso.

“Vamos também a Brasília para contratar um parecer jurídico independente, que demonstra que o Estado tem o direito legítimo e inegável de receber o dinheiro, que o Governo Federal, através da Eletrobras Nacional, não cumpriu o contrato que acertou com a Ceal [Companhia Energética de Alagoas], na época”, explicou Renan Filho.

Ele esclareceu ainda que o Governo Federal antecipou um recurso para Alagoas na época, porque o Estado tinha dívidas com o salário dos servidores, e assim foi pago folha e eles assumiram o compromisso de vender a empresa um ano depois e pagar Alagoas.

“Eles segregaram empresas, não venderam a Ceal e nunca pagaram a diferença para o Estado. Hoje, quanto vale a Ceal não importa, o que importa é o que a Ceal valia na época, porque atualmente ela está sob a administração do Governo Federal há 20 anos, de maneira que quem responde pelo valor dela é o Governo Federal. Na época todas as empresas do Nordeste foram vendidas com ágio grande, porque o médio é superior a 60% e a de Sergipe foi de 98%. Isso é fruto de um estudo técnico que levou o ano inteiro para ser concluído. São coisas que nós estamos garimpando”, completou o governador.

Agenda desta quarta

Na quarta-feira, às 9h, o chefe do Poder Executo estadual encontra-se com o secretário do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão.

Às 11h, Renan Filho se reúne com o ministro do Turismo, José Henrique Alves, que em agosto deste ano garantiu o investimento de R$ 15 milhões para iniciar a obra de duplicação da rodovia, que será iniciada, segundo o governador, em dezembro deste ano, ou em janeiro de 2016.

“Esta é uma obra fundamental para capital alagoana e para o litoral. Nós já temos uma parte dos recursos e eu quero me assegurar para podermos tocar o primeiro trecho da obra, para que ela possa ter início. Além disso, também estamos analisando e estudando algumas parcerias provadas para a estrada, como concessões de estrada, como pedágio, nós somos o único Estado que não tem. Tem que buscar alternativa para fazer obras que Alagoas precisa com capital privado”, disse.

Por fim, às 16h, o governador tem um encontro com o ministro das Cidades, Gilberto Kassab, para tratar do saneamento da baixa Maceió, que está com problemas de discussões entre o Tribunal de Contas da União e o Ministério das Cidades, que paralisou parte da obra.

“Irei para tentar retomar aquela obra, que é fundamental para que nós atinjamos a meta de no final do Governo ter em 70% de saneamento de toda a capital concluída”, concluiu o governador.