Geral

Regionalização da saúde já é realidade e beneficiará milhares de alagoanos

21/11/2015
Regionalização da saúde já é realidade e beneficiará milhares de alagoanos
Investir em saúde é um dos compromissos do governador Renan Filho com a política pública de regionalização no setor

Investir em saúde é um dos compromissos do governador Renan Filho com a política pública de regionalização no setor

A saúde é uma prioridade do governo estadual, que tem apoiado as ações da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) no processo de regionalização dos serviços. A reabertura do Centro Cirúrgico do Hospital Dagoberto Omena, em Murici, marca a concretização do projeto, que tornou a unidade hospitalar uma referência para região da Zona da Mata, beneficiando 11 municípios, com cirurgias de Média Complexidade, além de exames.

A proposta do projeto é reestruturar os hospitais de pequeno porte que existem nos municípios das dez regiões de saúde, revitalizando os serviços de cirurgia, centros de diagnóstico, serviços de estabilização e leitos de retaguarda adulto e pediátrico. Para isso, o Governo do Estado irá financiar reformas, adequações e ampliações estruturais e aquisição de equipamentos.

A regionalização dos serviços da saúde é considerada pela secretária de Estado da Saúde, Rozangela Wyszomirska, como a saída para melhorar o atendimento nos municípios, oferecendo à população um serviço de qualidade em sua região. Com isso, irá reduzir a chegada dos usuários para Maceió, superlotando as unidades de saúde e, principalmente, o Hospital Geral do Estado (HGE).

“O projeto está sendo realizado em parceria com o Ministério da Saúde e a participação dos municípios é fundamental para incrementar os serviços de saúde e facilitar a vida dos usuários com atendimento mais ágil e de qualidade. Estamos organizando a rede e permitindo que a população tenha um atendimento de qualidade, sem a necessidade de se deslocar até Maceió quando necessitar de assistência na área de saúde”, enfatizou a gestora.

Em Murici, o Hospital Dagoberto Omena oferecerá por mês 3.994 procedimentos, sendo 256 cirurgias de Média Complexidade, 768 consultas especializadas e 2.970 exames de diagnóstico. Com isso, serão beneficiadas 224.757 pessoas de 11 municípios da Zona da Mata.

As primeiras ações do projeto de regionalização foram as oficinas realizadas nas dez regiões de saúde, com a participação da equipe técnica da Sesau e os gestores municipais, que fizeram uma discussão dos serviços e equipamentos que possuíam e como poderiam ser disponibilizados. Num segundo momento, com a participação da secretária de Estado da Saúde, dos secretários municipais de Saúde e prefeitos, foi realizada a pactuação, com a definição de quais serviços que caberão a cada município e que serão referência para a sua região. Com finalização do processo de pactuação, o próximo passo é implementar as ações.

Dentro do projeto de regionalização está prevista a reforma e ampliação do Hospital São Vicente de Paula, em União dos Palmares, que será referência em cirurgias de Média Complexidade, maternidade e nefrologia. Com isso, quem sai ganhando é a população que não será encaminhada para fazer cirurgias ortopédicas em Maceió. A unidade hospitalar de Delmiro Gouveia, Antenor Serpa, também será ampliada e passará a contar com mais leitos.

Investir na saúde é um dos compromissos do governador Renan Filho, que durante a reabertura do Centro Cirúrgico do Hospital Dagoberto Omena, em Murici, afirmou que “o Estado dá um salto de qualidade com a regionalização”. Ainda de acordo com ele, “além da regionalização dos serviços de saúde, pretendemos investir na melhoria dos equipamentos existentes e na construção de mais hospitais”, salientou.