Geral

Ordem do Mérito Cultural 2015 homenageia Augusto de Campos

07/11/2015
Ordem do Mérito Cultural 2015 homenageia Augusto de Campos

ffj

“O poeta concreto vê a palavra em si mesma – campo magnético de possibilidades – como um objeto dinâmico, uma célula viva, um organismo completo, com propriedades psicofisicoquímicas, tacto, antenas, circulação, coração: viva”. Desta forma, o ensaísta, poeta, e tradutor brasileiro Augusto de Campos conceituou a si mesmo e a seus amigos, o irmão Haroldo de Campos e Décio Pignatari, criadores na década de 1950 do movimento nacional de poesia concreta.

Nesse estilo de escrever, “contra a introspecção autodebilitante e contra o realismo simplista e simplório”, a poesia concreta situa-se “de frente para as coisas, aberta, em posição de realismo absoluto”.

Para viabilizar tal composição, os poetas exploram a palavra, enquanto signo oral e escrito, as cores, formas e o próprio espaço entre os elementos, muitas vezes em perspectiva, passando a ilusão da tridimensionalidade, constituindo, desta forma, o conceito de verbivocovisualidade, uma combinação de texto, voz e imagem.

Aos 84 anos, o paulista Augusto de Campos é o homenageado da edição 2015 da Ordem do Mérito Cultural (OMC), condecoração que premia personalidades, órgãos e entidades públicas e privadas nacionais e estrangeiras com reconhecida contribuição à cultura brasileira.

Além da homenagem, Campos será condecorado na classe grã-cruz – a mais alta das três classes. As outras são comendador e cavaleiro.

A edição deste ano da OMC premiará 29 personalidades e cinco entidades culturais. A cerimônia será realizada na próxima segunda-feira (9), às 20h, em Brasília, no Palácio do Planalto.

Acompanhe nos canais de comunicação do Ministério da Cultura a cobertura completa da cerimônia.