Geral

Neymar faz dois, dá presente para Messi, e Barcelona goleia a Real Sociedad

29/11/2015
Neymar faz dois, dá presente para Messi, e Barcelona goleia a Real Sociedad
© Getty Images Espanhol 2015/16 barcelona real sociedad Suarez Neymar Messi

© Getty Images Espanhol 2015/16 barcelona real sociedad Suarez Neymar Messi

Barba, cabelo e bigode. Messi, Suárez e Neymar. O Barcelona sobrou mais uma vez, viu seus três atacantes marcarem e venceu a Real Sociedad por 4 a 0, neste sábado (28), no Camp Nou, pela 13a rodada do Campeonato Espanhol.

Dois brasileiros estiveram entre os destaques da partida: Neymar marcou duas vezes, isolando-se ainda mais na artilharia da Liga, com 14 gols, e ainda deu o passe para o gol de Messi; e Daniel Alves brilhou com duas assistências, suas primeiras na competição.

Com o resultado, o time catalão chega a 33 pontos e assegura a liderança tranquila da competição – terminará a rodada pelo menos cinco pontos à frente do Atlético de Madri e com seis a mais que o Real Madrid; os dois times da capital ainda jogam nesta jornada.

O Barcelona mostrou logo nos primeiros minutos que estava no mesmo ritmo das atuações anteriores, quando goleou o Real Madrid e a Roma. O time de Luis Enrique conseguia lidar bem com a marcação da Real Sociedad, que pressionava a saída de bola, e as chances não demoraram a aparecer.

Aos 12 minutos, após cruzamento de Luis Suárez, Iniesta concluiu de cabeça, e a bola estampo a trave do goleiro Rulli. Era apenas o início de mais uma atuação arrebatadora do time catalão.

O Barcelona marcava presença no ataque, dominava o meio-campo graças a mais uma boa atuação de Busquets, Rakitic e Iniesta, que voltavam a jogar juntos – o croata não enfrentou o Real Madrid, e o camisa 8 descansou contra a Roma – e tinha em Daniel Alves uma potente arma ofensiva.

Aos 22 minutos, o lateral recebeu passe na ponta direita, avançou rumo à linha de fundo e cruzou para o centro da área. Neymar antecipou-se a Yuri para tocar de primeira e abrir o placar. Foi o 13o gol de Neymar no Campeonato Espanhol, e o de número 40 dele apenas no ano de 2015.

O domínio do Barcelona continuou; e, embora causasse dificuldades para o time catalão sair com a bola, a Real Sociedad não conseguia fazer muito mais. Aos 41 minutos, Iniesta fez um passe de 40 metros para Daniel Alves. O lateral brasileiro dominou, olhou para a área e cruzou – desta vez pelo alto; a bola passou por Messi e Neymar. Por Suárez, não. De voleio, o uruguaio fez 2 a 0.

A história continuou no segundo tempo. O meio-campo era dominado pelo Barcelona, e Messi aproveitava-se disso, voltando para receber a bola com mais liberdade. Aos 8 minutos, o argentino recebeu na intermediária e abriu na esquerda para Mathieu; o francês, jogando de lateral, cruzou para Neymar fazer mais um; 3 a 0, e o brasileiro chegava a 14 gols na Liga Espanhola.

Neymar já tinha dois gols no jogo, e Suárez também havia marcado o dele. Faltava o de Messi, e os companheiros de ataque passaram a procurar o camisa 10 em campo ainda mais do que já costumam fazer.

Aos 13 minutos, Neymar avançou pela esquerda e cruzou para o argentino, que chutou pra fora; no lance seguinte, quase idêntico, o disparo de Messi parou nas mãos de Rulli. Já aos 22, uma cobrança de falta passou a centímetros da trave. Aos 41, após passe de Neymar em contra-ataque, o chute colocado estalou no travessão.

Enquanto o Barcelona procurava por um gol de Messi, a Real Sociedad melhorou no jogo e levou perigo ao gol de Claudio Bravo, mas o chileno fez boas defesas, a mais destacada em um chute de Bruma, aos 40 minutos.

Aos 44 minutos, Messi finalmente encontrou-se com o gol. E, como não poderia deixar de ser, em um passe de Neymar. O brasileiro foi até o limite da pequena área e tocou para o colega, livre, empurrar a bola para a rede.

O Barcelona volta a campo na quarta-feira, também no Camp Nou, quando receberá o Villanovense, pela Copa do Rei. No jogo de ida, em Villanova de la Serena, os dois times empataram em 0 a 0.