Geral

Ministra garante instalação de unidade da Embrapa em Alagoas

06/11/2015
Ministra garante instalação de unidade da Embrapa em Alagoas
Na ocasião, os empresários puderam ainda apresentar brevemente suas principais demandas, com destaque ao apelo da continuidade de ações para a convivência com a seca (Foto: Thiago Sampaio)

Na ocasião, os empresários puderam ainda apresentar brevemente suas principais demandas, com destaque ao apelo da continuidade de ações para a convivência com a seca (Foto: Thiago Sampaio)

A presidente Dilma Rousseff, dando continuidade a programação da passagem por Alagoas, reuniu-se com empresários alagoanos nesta quinta-feira, 5, no Centro de Convenções Ruth Cardoso, no bairro de Jaraguá.

A reunião foi promovida pelo Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC), em parceria com o Governo do Estado de Alagoas. De acordo com a assessoria da Presidência da República, o encontro aconteceu com a finalidade de promover um diálogo entre os governos e empresários para discutir a situação econômica atual do país e o impacto do corte de recursos federais em Alagoas.

A presidente Dilma Rousseff, acompanhada dos ministros da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Kátia Abreu, do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Armando Monteiro, e da Integração Nacional, Gilberto Occhi, alinhando as demandas recebidas pelo governo estadual e empresariado com as ações do governo federal.

A reunião faz parte de uma iniciativa da presidente Dilma que tem procurado promover um diálogo com o setor empresarial de forma direta em todas as regiões do país, tendo em vista as peculiaridades e especificidade das demandas de cada região.

Durante o encontro, a ministra Kátia Abreu anunciou a abertura de uma sede da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) em Alagoas, único estado da federação que ainda não possuía a unidade de pesquisa. A abertura da Embrapa vai garantir, o suporte técnico e tecnológico para as atividades agropecuárias no Estado.

Na ocasião, os empresários puderam ainda apresentar brevemente suas principais demandas, com destaque ao apelo da continuidade de ações para a convivência com a seca.

Jeanine Pires, secretária de Desenvolvimento e Turismo, destacou a importância dessa aproximação, viabilizada pelo Governo Estadual, com o Governo Federal, para que os empresários colocassem seus questionamentos e se sentissem mais confiantes diante do cenário econômico atual.

“Os setores que impulsionam em larga escala o desenvolvimento econômico do Estado, a exemplo do empresariado, estão atentos ao momento, mas têm planejamentos para os próximos anos que precisam ser executados. O governo estadual tem trabalhado para estimular projetos através da lei de incentivos, com resultados importantes como a vinda da ZTT, mas é fundamental que o Governo Federal se aproxime desta causa, aproveitando o cenário cambial favorável para atrair investimentos estrangeiros e alavancar as exportações”, salientou Jeanine.

O governador Renan Filho avaliou positivamente a reunião e destacou pontos fundamentais para impulsionar a economia em Alagoas, como a diversificação da indústria, principalmente o investimento no turismo, a continuação e ampliação do programa Minha Casa, Minha Vida, a duplicação da BR-101, a geração de energia, o novo porto e a liberação do Fundo Garantidor de Exportação.

Para o ministro Armando Monteiro, o apoio do seguro de exportação é fundamental. Segundo o ministro, é dessa forma que o setor sucroalcooleiro poderá ter acesso ao financiamento junto à rede bancária e, sobretudo, vincular a realização das cotas de exportação de Alagoas.

“Com esse mecanismo, a agência brasileira que faz o seguro de exportação vai oferecer um seguro para que a instituição financeira, com as trades, possa, efetivamente, financiar as exportações do setor sucroalcooleiro de Alagoas. Isso significa a possibilidade, em curto prazo, do ingresso de recursos de grande magnitude, que vão permitir a ativação de toda a cadeia da agroindústria do açúcar, permitindo, inclusive, que os fornecedores de cana possam também contar, de forma direta, com esse financiamento”, ressaltou.

Ainda de acordo com o ministro, o encontro atendeu plenamente às expectativas, tanto para a presidente e o governo, quanto para a comunidade empresarial de Alagoas, que esteve muito bem representada.

“Eu considero que foi um encontro muito produtivo, já que é um momento destinado muito mais às autoridades governamentais, onde a presidente pode ouvir sugestões, críticas e avaliações, para orientar a ação do governo e para fazer, eventualmente, correções de rumo, e, ainda, para que o governo tenha sintonia com as demandas regionais”, afirmou Armando Monteiro.