Cidades

Mar Vermelho inicia Novembro Azul com atividades na Unidade Básica de Saúde Humberto Gomes de Mel

04/11/2015
Mar Vermelho inicia Novembro Azul com atividades na Unidade Básica de Saúde Humberto Gomes de Mel
Assessoria

Assessoria

Para encerrar a campanha de prevenção do câncer uterino e de mama, o Outubro Rosa, e dar início ao Novembro Azul, a Secretaria Municipal de Saúde realizou uma série de atividades neste sábado (31), na Unidade Básica de Saúde Humberto Gomes de Melo. Além de exames preventivos para as mulheres, com o atendimento ginecológico, a iniciativa contou também com Oftalmologia, Clínica Geral, Odontologia, Pediatria, Eletrocardiograma, Psicologia e Dermatologia, que ao todo, somaram 419 atendimentos.

Durante todo o mês de outubro, foram realizadas palestras sobre a prevenção da doença. A ação também foi o início para o Novembro Azul, onde entra em destaque a prevenção contra o câncer de próstata.

As atividades começaram cedo, a partir das 9h e foram até às 13h.
A prefeita, Juliana Almeida, comemorou o grande número de mulheres que aderiram aos exames preventivos. “A campanha teve muita adesão. Incentivamos toda a população para que participasse. Eu abraço a causa do Outubro Rosa, e friso a importância da conscientização. Aproveito também para agradecer a toda a minha equipe, que é sempre muito disposta”, disse a prefeita.

A Secretária de Saúde, Manuella Rebêlo, destacou a importância do diagnóstico precoce. “É importante que façamos pelo menos uma vez ao ano. Se o diagnóstico for precoce, existe a chance de haver 100% de cura. Muitas vezes as mulheres estão ocupadas, sem tempo, mas é preciso reservar uma parte do dia para cuidar da saúde. Principalmente em se tratando de doenças tão complicadas como um câncer de mama e de colo do útero”, disse.

Valquiria de Oliveira, 22 anos, parabenizou a iniciativa. “Foi muito bom, fui bem atendida. Esses mutirões facilitam e dão agilidade ao atendimento e tratamento. A última vez que fiz, foi num postinho e tem bastante tempo. Os profissionais são muito atenciosos”.

Joelma Horácio, 30 anos, disse que ações como essa só beneficiam a população. “Ações assim trazem um atendimento mais ágil para a população. Às vezes, precisamos esperar muito para as marcações dos exames. A prefeita e sua equipe estão de parabéns”.

Agrademos aos profissionais envolvidos na ação:
Dra. Eliane Duarte – Clínica Geral
Dr. Daniel França – Dermatologista
Dra. Maria Vaneuza dos Santos – Ginecologista
Dr. César Amorim e Dr. Roberto Amorim – Oftalmologistas
Dra. Raquel Ataíde – Dentista
Dra. Cândida Maria França – Pediatra
Tereza Almeida e Alexandra Wander – Psicólogas
Carol Oliveira, Thais Cavalcante e Glória Vasconcelos – Enfermeiras
Marlucia Silva – Eletrocardiograma

O câncer

O câncer de mama é o mais frequente entre as mulheres e aquelas que tiverem acima de 40 anos, devem fazer os exames anualmente. Caso o diagnóstico seja dado logo no início, a probabilidade de cura é de 100%. Já o de colo do útero é o terceiro tumor mais frequente entre as mulheres. Para a prevenção, é recomendável que toda mulher que já teve ou tem vida sexual ativa, deva realizar o papanicolau, inclusive as gestantes.