Geral

Integração da segurança pública e Detran consolida ações adotadas pelo governo

05/11/2015
Integração da segurança pública e Detran consolida ações adotadas pelo governo
Durante reunião, o diretor-presidente do Detran, Antônio Carlos Gouveia disse que em aproximadamente 15 dias o órgão deve transferir recursos para a segurança pública, após aval do governador Renan Filho (Fotos: Neno Canuto)

Durante reunião, o diretor-presidente do Detran, Antônio Carlos Gouveia disse que em aproximadamente 15 dias o órgão deve transferir recursos para a segurança pública, após aval do governador Renan Filho (Fotos: Neno Canuto)

O resultado de planejamento, organização e prevenção das ações do Departamento Estadual de Trânsito de Alagoas (Detran) foi apresentado nesta quarta-feira (04) ao secretário de Estado de Segurança Pública, Alfredo Gaspar de Mendonça Neto e toda a cúpula da pasta, consolidando a integração dos dois órgãos.

De acordo com o presidente do Detran, Antônio Carlos Gouveia, a instituição é subordinada à Secretaria de Estado da Segurança Pública (SSP/AL) e sempre que for preciso, a transferência de recursos do Detran para reforçar a segurança do Estado é legítima.

“O Detran é subordinado a segurança pública. Após apresentarmos os números para a cúpula da secretaria, ficou constatada a redução e o quanto é importante trabalharmos integrados. Um exemplo claro é a ação da Lei Seca. No interior, tem inibido muitos acidentes. O próprio secretário de Segurança disse que os homicídios, hoje, advêm de acidentes de trânsito. Isso significa que empregar forças e recursos para a Segurança, faz com que haja uma inibição da violência como um todo, demonstrando nossa fiscalização e controle”, ressaltou o presidente do Detran.

Antônio Carlos Gouveia adianta que em aproximadamente 15 dias o Detran deve transferir recursos para a segurança pública, após o aval do governador Renan Filho. “O Detran  já vem fazendo isso para a segurança pública e outros órgãos do governo. Para mostrar que somos um órgão arrecadador, mas que também trabalhamos em cima do superávit e não estamos inviabilizando o órgão para favorecer outros assuntos. Tudo é vinculado a estrutura de trânsito”.

Centros Integrados

Os recursos também serão integrados para reforçar a infraestrutura da Segurança Pública de Alagoas. Tratam-se dos Centros Integrados. As obras serão iniciadas ainda em 2015 e a previsão para término da construção é início de 2016. “A obra será uma base, dando estrutura à Polícia Militar e outra base, à Polícia Civil, trabalhando juntos e o Detran está inserido,  com serviços para as pessoas responderem multas, protocolarem processos, enfim, acelerando o atendimento”, explicou Gouveia.

Os recursos serão alocados ainda, para que o Detran faça uma reforma na estrutura do Conselho Estadual de Segurança Pública (Conseg), no bairro da Jatiúca.  Lá ficara instalada a equipe da Operação ‘Lei Seca’.  “Quando entramos na parte baixa da cidade, os policiais precisam ir ao banheiro, tirar um cochilo. O doutor Maurício Breda, do Conseg, liberou para que na parte de trás do prédio, o Detran faça uma reforma gastando R$ 114 mil, com início imediato, para ser inaugurado até o Natal. A base é composta por alojamento masculino e feminino, banheiro e estacionamento para carro. Isso vai trazer um alento para os policiais ”, finaliza o presidente do Detran.