Geral

Hemoal realiza coleta de sangue em Maragogi nesta sexta-feira

06/11/2015
Hemoal realiza coleta de sangue em Maragogi nesta sexta-feira

Atendimento acontece das 9h às 16h. (Foto: Olival Santos)

Atendimento acontece das 9h às 16h. (Foto: Olival Santos)

Para facilitar o acesso dos alagoanos que desejam se candidatar a doação voluntária de sangue, o Hemocentro de Alagoas (Hemoal) realiza coleta externa em Maragogi, nesta sexta-feira (6). A ação, que irá ocorrer das acontece das 9h às 16h, na Praça Santo Antônio, no bairro Centro.

Além de ter idade entre 16 e 69 anos e no mínimo 50 quilos, é necessário apresentar um documento de identificação com foto, segundo o Ministério da Saúde (MS). No caso dos menores de 18 anos, é necessário estar acompanhado dos pais e portando um documento de identificação oficial e original dos responsáveis.

Também de acordo com o MS, o voluntário não pode ter contraído doença de Chagas, Aids, sífilis e hepatite após os 11 anos. “No caso das gestantes e lactantes não é permitida a doação. Para os doadores que irão repetir o procedimento, estipula-se um prazo de dois meses para os homens e três para as mulheres”, informa a gerente do Hemoal, Verônica Guedes.

Agendamento

E para os voluntários que desejam agendar uma doação de sangue, o Hemoal disponibiliza o aplicativo Doe +. A ferramenta pode ser baixada gratuitamente no Google Play, para smartphones com sistema operativo Android, através das tags “Doe +” e “Hemoal”.

Por meio do aplicativo, o usuário pode agendar a doação no Hemoal Trapiche, criar e compartilhar campanhas educativas que informam aos doadores da necessidade de um determinado tipo sanguíneo, além de serem alertados quanto ao prazo que podem retornar para uma nova doação de sangue.

Maceió e Arapiraca

As doações de sangue também podem ocorrer no Hemoal Trapiche, que funciona de segunda a sexta-feira, das 7h às 18h, e aos sábados, das 8h às 12h. O órgão funciona na Rua Dr. Jorge de Lima, ao lado do Hospital Geral do Estado (HGE).

Caso prefiram, podem se deslocar até o Hemoal Farol, localizado no Hospital do Açúcar, que atende de segunda a sexta-feira, no horário das 8h às 11h. Para os voluntários do interior, as doações podem ser realizadas no Hemocentro Regional de Arapiraca (Hemoar). O órgão funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 12H e das 14 às 18h, na Rua Geraldo Barbosa, no Centro de Arapiraca.