Geral

Hemoal realiza cadastro para doação de medula óssea

05/11/2015
Hemoal realiza cadastro para doação de medula óssea
Para se cadastrar como doador voluntário de medula óssea é necessário ter mais de 18 anos, boas condições de saúde e portar o CPF, RG, além de informar o endereço residencial (Foto: Olival Santos)

Para se cadastrar como doador voluntário de medula óssea é necessário ter mais de 18 anos, boas condições de saúde e portar o CPF, RG, além de informar o endereço residencial (Foto: Olival Santos)

Para aumentar o número de alagoanos cadastrados no Registro Nacional dos Doadores de Medula Óssea (Redome), que atualmente são 20.813, o Hemocentro de Alagoas (Hemoal) realiza coleta itinerante nesta quinta-feira (5). A ação, que ocorre das 8h às 16h, será realizada na sede do Curso de Nutrição da Universidade Tiradentes (Unit), situada no bairro Cruz das Almas, em Maceió.

Para se cadastrar como doador voluntário de medula óssea é necessário ter mais de 18 anos, boas condições de saúde e portar o CPF, RG, além de informar o endereço residencial. Após preencher um formulário, o voluntário doa cerca de 5 ml de sangue, cuja amostra será submetida a um exame laboratorial para obter um código genético.

Por meio deste mapeamento, haverá um cruzamento com os dados do Cadastro de Receptores de Medula Óssea (Rereme), para averiguar se o voluntário é compatível com algum dos pacientes que necessitam de doação. Se houver compatibilidade, o voluntário será convocado para realizar a doação e posteriormente haverá o transplante para o receptor.

Doação

Para realizar a doação, cujos custos são pagos pelo Ministério da Saúde (MS), o voluntário é submetido a uma punção na medula óssea, que não deve ser confundida com a coluna vertebral. Com isso, segundo a assistente do Hemoal, Fátima Braga, será retirada uma quantidade de um líquido esponjoso, que posteriormente será utilizado para ser transplantado em um paciente portador de uma doença hematológica, a exemplo da leucemia.

“Necessitamos aumentar o número de alagoanos cadastrados como doadores de medula óssea, porque apenas um em cada 100 mil doadores é compatível com um paciente que necessita do transplante de medula óssea. Por isso, além dos cadastros itinerantes, o Hemoal Trapiche funciona de segunda a sexta-feira, das 7h às 18h, além de abrir aos sábados, das 8h às 12h”, informou a assistente social do Hemoal.

Interior

Ainda de acordo com Fátima Braga, o cadastro como doador de medula óssea pode ser realizado também no interior do Estado. Para isso, o voluntário deve se dirigir até o Hemocentro Regional de Arapiraca (Hemoar), que funciona na Rua Geraldo Barbosa, no Centro de Arapiraca, de segunda a sexta-feira, das 8h às 12 e das 14h às 18h.