Geral

Governo pretende instalar novos telecentros no interior do Estado

12/11/2015
Governo pretende instalar novos telecentros no interior do Estado
Telecentros fazem papel importante de iniciação digital nas comunidades mais carentes. (Foto: Ascom Itec)

Telecentros fazem papel importante de iniciação digital nas comunidades mais carentes. (Foto: Ascom Itec)

Em razão do grande número de atendimentos nos telecentros instalados nos municípios alagoanos, por meio do programa Digitalagoas, que leva acesso gratuito à internet para o interior do Estado, o Governo de Alagoas pretende instalar novas unidades de inclusão digital em cidades que ainda não foram beneficiadas com o projeto, garantindo a democratização da informação em todo o Estado.

O coordenador do programa, Robson Paffer, explica que os telecentros são gratuitos e têm a função de incluir a população na era digital, além de formar para o mercado de trabalho, com cursos de qualificação profissional de Informática para jovens em situação de vulnerabilidade social e cursos de informática básica.

“Nas nossas unidades, qualquer pessoas, de qualquer idade, tem acesso a microcomputadores, Internet e outras tecnologias digitais que permitem coletar informações, criar, aprender e comunicar-se com outras pessoas, enquanto desenvolvem habilidades digitais essenciais atualmente”, ressaltou Paffer.

Segundo ele, o Digitalagoas foi criado há cinco anos e desde então já atendeu 33 mil pessoas, nos 47 telecentros espalhados nas cidades alagoanas. O coordenador destaca que as unidades são instaladas, principalmente, nas áreas rurais dos municípios, para atender comunidades e povoados com menor Índice de Desenvolvimento Humano (IDH).

“Nossos telecentros atendem diariamente mais de 50 pessoas e está mudando a forma de comportamento das pessoas do interior e até da capital de Alagoas na era digital. As comunidades mais carentes agradecem o trabalho dos técnicos, entretanto, ainda precisamos de mais para melhorar o atendimento ao público”, destacou o coordenador do programa.

Robson Paffer acrescentou ainda a atenção e incentivo do Governo do Estado, que pretende instalar novas unidades de telecentros em outras regiões de Alagoas. Ele frisou que o programa é realizado em parceria com instituições públicas e privadas sem fins lucrativos, e que o único objetivo do projeto é inserir digitalmente a população de baixa renda.

“Estamos em fase de retomada e o Estado que já viu tudo que é importante para darmos continuidade ao projeto, com novos recursos do Governo para manutenção e para oferecer novos serviços em nossas unidades”, justificou.

Paffer concluiu informando que, atualmente, os telecentros estão distribuídos nos municípios de Maceió, Água branca, Cacimbinhas, Capela, Coqueiro Seco, Coruripe, Craíbas, Estrela de Alagoas, Feira Grande, Major Izidoro, Monteirópolis, Olivença, Palestina, Palmeira dos Índios, Pão de Açúcar, Paripueira, Passo de Camaragibe, Penedo, Piaçabuçu, Pilar, Porto Real do Colégio, Quebrangulo, Rio Largo, Santana do Ipanema, São Luiz do Quitunde, São Miguel dos Campos,M Teotonio Vilela e Viçosa.