Geral

Enxadristas destacam importância do esporte para a formação do jovem

13/11/2015
Enxadristas destacam importância do esporte para a formação do jovem
A impulsividade inerente aos jovens, é substituída, no jogo de xadrez, por uma postura onde cada movimento é bem pensado e calculado e toda investida é segura (Foto: Ana Paula Lins)

A impulsividade inerente aos jovens, é substituída, no jogo de xadrez, por uma postura onde cada movimento é bem pensado e calculado e toda investida é segura (Foto: Ana Paula Lins)

Quando se tem entre 15 e 17 anos, a impulsividade é uma característica comum entre jovens. Nesta idade, não é difícil encontrar garotos e garotas que agem pela emoção e correm riscos sem pensar nas consequências. No entanto, para aqueles que praticam o xadrez, a postura adotada é exatamente a contrária: cada movimento é bem pensado e calculado e toda investida é segura. Lições do esporte que servem também para a vida, conforme contam Emily Gabriele Vieira e Alexsandro Barros de Lima, dupla que representa Alagoas na modalidade durante os Jogos Escolares da Juventude (JEJ) em Londrina.

Ambos têm em comum o despertar precoce para o esporte e a influência paterna como incentivo para o esporte. Aluna da Escola Estadual Francisco Leão, de Rio Largo, Emily se interessou pelo xadrez aos três anos. Já João Victor, estudante do Colégio Bom Conselho, de Arapiraca, sabia o nome das peças no tabuleiro aos quatro anos. “Quatro anos mais tarde, ele já manipulava as peças e competia aos 13 anos”, lembra o pai Sandro Ferreira de Lima, que também é o técnico da delegação alagoana nos JEJ.

Os garotos destacam que o esporte que prioriza o raciocínio em detrimento do esforço físico trouxe muitas lições para suas vidas. “A calma e a paciência devem ser as principais característica de um bom enxadrista, mas também devem ser vivenciadas em nosso dia a dia”, ressalta Emily. “Com o xadrez, aprendi a pensar duas, três vezes, antes de tomar qualquer decisão”, observa Alexsandro.

E os benefícios não param aí: o esporte também proporcionou bons resultados no desempenho escolar. “Como exercitamos o raciocínio constantemente, isso ajuda muito na escola, principalmente nas aulas de Matemática”, conta Emily.

Campeões da última edição dos Jogos Estudantis de Alagoas (Jeal), Emily e Alexsandro foram, respectivamente, 12º e 4º lugar nos Jogos Escolares da Juventude em 2014. Este ano, a expectativa da dupla é melhorar o desempenho na competição.

A competição do xadrez prossegue até domingo, dia 15, no Ginásio do Sesi, em Londrina.