Cidades

Emoção e fé nas ruas de Arapiraca no tríduo de São Sebastião

30/11/2015
Emoção e fé nas ruas de Arapiraca no tríduo de São Sebastião
(Foto: Ascom Arapiraca)

(Foto: Ascom Arapiraca)

Uma procissão marcou, neste domingo (29), o encerramento das comemorações em homenagem a São Sebastião, em Arapiraca. Centenas de fiéis percorreram as ruas do Centro da cidade entoando músicas religiosas e palavras de fé, demonstrando devoção e respeito ao santo protetor da Humanidade.

A festa iniciada na quinta (26) terminou com a celebração da Santa Missa pelo pároco da Paróquia Concatedral de Nossa Senhora de Bom Conselho, Danilo Santos, em frente à igreja com o mesmo nome do santo reverenciado, localizada na Praça Deputado José Marques da Silva.

A festa foi organizada pela religiosa Lourdes Lima e contou com apoio da comunidade, empresários, Câmara Municipal e Prefeitura de Arapiraca. Além da recitação do terço nas noites do tríduo, no sábado (28) houve também o tradicional leilão.

A Igreja de São Sebastião, o mais antigo templo religioso da cidade, foi construída em ação de graças pelo fim de uma epidemia de varíola ocorrida no então povoado de Arapiraca, entre os anos de 1904 e 1905. O prédio foi tombado como Patrimônio Histórico do Município em 2005 e, em seu interior, está sepultado o monsenhor Epitácio Rodrigues, que foi pároco do município.

Estavam presentes a missa o secretário Municipal de Governo, José Lopes, e a vereadora Gilvânia Barros, dentre outras autoridades e fiéis. A servidora pública Ana Karla, devota de São Sebastião há anos, fez o percurso descalça. “Além de ser uma festa linda, que resgata e respeita as tradições religiosas de nossa cidade, tenho muita fé. São Sebastião é milagroso”, comentou.