Geral

Eleições para presidência da OAB, seccional de Alagoas, tem campanhas eleitorais “faraônicas”

08/11/2015
Eleições para presidência da OAB, seccional de Alagoas, tem campanhas eleitorais “faraônicas”

As eleições para Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) se aproximam e a disputa, para a presidência da Ordem, seccional Alagoas, em Maceió, e nas subseções, no interior do estado, está cada vez mais acirrada.

A votação está prevista para 18 de novembro e podem participar do processo todos os filiados à OAB que não estejam inadimplentes.

Dos 15 mil advogados membros da Ordem, apenas 5 mil vão participar destas eleições, que vão ocorrer das 9h às 17h, na sede da OAB-AL, em Jacarecica.

Além de Maceió, onde três chapas concorrem para estas eleições, as subseções de Palmeira dos Índios, Arapiraca, Penedo, São Miguel dos Campos e Santana do Ipanema participam do pleito.

fernandaok

Fernanda Marinela

 

A chapa 1, “Avança OAB”, em Maceió, que tem como candidata à presidência da OAB Fernanda Marinela, aposta no respeito das prerrogativas do advogado como principal proposta de campanha. “A atual gestão já avançou muito e precisamos dar continuidade ao respeito das prerrogativas do advogado, e também do seu cliente. Vamos criar diálogos com as classes e orientar os cidadãos quanto à importância que eles têm”, afirmou.

Para Fernanda Marinela, a OAB é uma instituição não só importante para o advogado, mas para o cidadão alagoano.

“Ser presidente da Ordem é comandar um grande grupo de advogados e representar um grupo importante, que tem responsabilidades na efetivação desses direitos. A expectativa é de trabalhar, todos os dias e o dia todo, e mostrar os nossos compromissos com a sociedade”, declarou.

 fernando ok

Fernando Falcão

 

A Chapa 2, “Advogados por uma Nova Ordem”, que traz como candidato à presidência da OAB Fernando Falcão, disse que atualmente, a advocacia alagoana corre um sério risco. Segundo ele, a Ordem não tem representação e atual gestão não se interessa pela causa do advogado. “E isso nos tem feito perder o prestígio junto à sociedade. Precisamos contar com o apoio de representantes do poder judiciário, para que os honorários do advogado sejam valorizados. E é isso que vamos fazer no primeiro momento em que formos eleitos”, garantiu.

 roberto ok

Roberto Mendes

 

A Chapa 3, “Muda OAB”, liderada por Roberto Mendes, explicou que o sentimento de insatisfação com a atual gestão da OAB/AL o motivou a concorrer à presidência da Casa. Segundo ele, o grupo a que pertence tem os mesmos interesses de gerir a Ordem e de lutar pelas prerrogativas do advogado e da sociedade.

“A Chapa 2, por exemplo, a maioria deles já faz parte da gestão atual. Nós somos a verdadeira mudança e temos novas propostas. As eleições deste ano estão sendo marcadas por embates pessoais, que estão transformando o processo em um vale tudo, denegrindo a imagem das pessoas. Os gastos com a campanha são absurdos. Estão gastando mais de um milhão de reais. A Chapa 1, por exemplo, fez uma festa em um iate, e a Chapa 2, fez uma festa particular em uma casa de festa de Maceió. O Conselho Federal tem que lutar contra esses tipos de gastos faraônicos, com comitês também faraônicos.

Esse não é o tipo de participação que o advogado quer. Quero fazer uma gestão diferenciada. Queremos convencer os nossos colegas de que somos a melhor opção mas com os nossos argumentos”, destacou.

Segundo Roberto Mendes, uma das propostas da Chapa 3 é fazer com que a OAB se aproxime cada vez mais do advogado. “Não vamos desamparar o advogado. Vamos descentralizar as nossas ações, e uma delas é levar a OAB para os municípios, dar suporte financeiro e administrar as subseções, principalmente quando o advogado for fazer o seu juramento.

Não será necessário ele se deslocar com a família para fazer isso em Maceió. Nós iremos até as subseções fazer isso. A OAB precisa fazer isso pelo advogado”, completou.

Arapiraca: duas chapas disputam comando da subsecção mais importante do interior

 

 hectorok

Hector Martins

 

Na Chapa 1, o advogado Hector Martins falou que parte deuma premissa de descentralização da atual gestão e que vai levar o advogado para dentro da OAB.

“Nessa atual gestão o advogado não foi contemplado. Precisamos criar órgãos importantes, incentivar a participação do advogado na Ordem, estruturar as comissões, como a Mulher a Advogada, fazer com que o advogado participe das ações da OAB. O grau de importância para o cargo de presidente da Ordem é equivalente ao grau de responsabilidade. Somos 500 advogados em Arapiraca e pretendemos buscar meios de gerir a própria classe e buscar melhores dias para todos nós”, comentou

 cláudiook

Cláudio Canuto

 

Na Chapa 2, que tem como candidato Cláudio Canuto, a expectativa é de que a OAB seja devolvida ao advogado. “A OAB Alagoas é uma OAB omissa, que faz a pior gestão de todos os tempos. Essa gestão privilegia os grandes escritórios e as grandes bancas de advocacia. A nossa proposta é devolver a Ordem para os advogados. É interiorizar a OAB Alagoas para Arapiraca, buscar a igualdade no exercício da profissão. Também vamos criar um núcleo para que todos os advogados jovens tirem suas dúvidas relacionadas à profissão.

A ideia é que a classe tenha orgulho da profissão. Estamos com uma expectativa muito boa de ganhar esta eleição”, avaliou.

Palmeira também tem dois candidatos a subsecção que possui prédio-sede histórico e tombado

 

A exemplo de Arapiraca Palmeira dos índios também possuem dois advogados que concorrem à presidência da OAB. Os municípios de Belém, Cacimbinhas, Chã Preta, Estrela de Alagoas, Igaci, Maribondo, Mar Vermelho, Minador o Negrão, Paulo Jacinto, Quebrangulo, Tanque D’ Arca e Viçosa compõem esta subseção.

 aryok

Ary Maia

 

O candidato à presidência da Chapa 1, Ary Maia, dissidente da atual diretoria, analisa a insatisfação com atual gestão como o maior motivo que o fez participar desta eleição. “Fui tesoureiro duas vezes desta gestão, mas não estava satisfeito. Isso nada tem a ver com o meu relacionamento pessoal com Lutero Beleza, mas com a forma que a subseção está sendo conduzida. Para estar à frente da OAB é preciso saber administrar e me preparei durante vinte anos para isso. Se eu for eleito, vou disponibilizar todo o meu tempo para gerir a OAB. A presidência é uma contribuição mínima para tudo o que a Ordem representa para mim. A OAB me acolheu deforma intensa e quero contribuir e deixar algo marcado na Ordem”, frisou.

Como principais propostas da Chapa 1, Ary enfatiza que as reuniões estaduais do Conselho da instituição também sejam realizadas no interior do Estado nas sedes das subseções da OAB; criação do Clube de Benefício, um tipo de Caixa de Assistência da subseção, que é permitido na OAB interior, onde trata-se de convênios que possibilitarão descontos variados nos estabelecimentos comerciais de toda subseção, como postos de gasolina, supermercados, drogarias, dentre outros, onde estes descontos beneficiarão ao advogado e advogada da sub seção; reivindicar o valor do repasse enviado pela seccional para a subseção de Palmeira dos Índios, que atualmente encontra-se irrisório, entre outras.

2222222222222222222222222222

Klenaldo Oliveira

 

A Chapa 2, que tem como candidato à presidência o advogado Klenaldo Oliveira, tem o apoio da atual presidência. Segundo ele, o foco na gestão de valorização do advogado é sua maior meta.

Acompanhado da candidata à vice-presidência, Vilma Tavares, ele disse que a Chapa 2 almeja um maior suporte à subseção.

“Ao logo dos meses, lançamos 15 propostas para serem executadas que independem da seccional, mas da vontade do gestor da seccional.

Nos destacamos de outras chapas porque queremos 100% de transparência como regra. Somos 100 advogados, em Palmeira, e temos pouco repasse de recursos. Queremos que o valor total do nosso repasse à Ordem que dá um total de sessenta mil reais, sejam devolvidos à subseção. Nos preparamos para participar desta campanha e podemos fazer com que o advogado também seja valorizado”, completou.

Confira abaixo a formação das chapas para as eleições da Seccional Alagoas

 

CHAPA 1 – “AVANÇA OAB”

DIRETORIA

Presidente: FERNANDA MARINELA DE SOUSA SANTOS

OAB/AL 6086B

Vice-Presidente: EDNALDO MAIORANO DE LIMA

OAB/AL 5081

Secretário-Geral: DAVI ANTÔNIO LIMA ROCHA OAB/AL

6640

Secretário-Geral adjunto: RUBENS MARCELO PEREIRA

DA SILVA OAB 6638

Tesoureira: MARIA THAISA GAMELEIRA DOS SANTOS

BARBOSA OAB/AL 5901

CONSELHO FEDERAL:

EVERALDO BEZERRA PATRIOTA OAB/AL 2040B

FELIPE SARMENTO CORDEIRO OAB/AL 5779

THIAGO RODRIGUES DE PONTES BOMFIM OAB/AL

6352 ADRUALDO DE LIMA CATÃO OAB/AL 6355

MARIÉ ALVES MIRANDA PEREIRA OAB/AL 2204

RAIMUNDO ANTONIO PALMEIRA DE ARAUJO

OAB/AL 1954

CAIXA DE ASSISTÊNCIA DOS ADVOGADOS

Presidente: NIVALDO BARBOSA DA SILVA JUNIOR

OAB/AL 6411

Vice -Presidente: JULIA MARCIA SILVA DO NASCIMENTO

OAB/AL 7660

Secretário-Geral: ZELINDA MARIA ALBUQUERQUE PINHEIRO

OAB/AL 8214

Secretario-Geral Adjunto: RODRIGO CAVALCANTE

FERRO OAB/AL 8387

Tesoureiro: DANIEL DE MACEDO FERNANDES DA

SILVA OAB/AL 776

 

CHAPA 2 – “ADVOGADOS POR UMA NOVA ORDEM”.

DIRETORIA:

Presidente: FERNANDO ANTONIO JAMBO MUNIZ FALCÃO

OAB/AL 5.589

Vice-Presidente: LUCIANO ANDRÉ COSTA DE ALMEIDA

OAB/AL 4217

Secretária-Geral: ANTÔNIA DANIELA CARVALHO DOS SANTOS

STECCONI OAB/AL 5217

Secretária-Geral Adjunto: CLÁUDIA LANY OLIVEIRA VIRTUOSO

SOUZA OAB/AL 5448

Tesoureiro: ARTHUR DE ARAÚJO CARDOSO NETO

OAB/AL 3901

CONSELHO FEDERAL:

DANIEL FELIPE BRABO MAGALHÃES OAB/AL 7339

PEDRO ACIOLI FILHO OAB/AL 6613A

LEONARDO DE MORAES ARAÚJO LIMA OAB/AL 7154

FABRIZIO ARAÚJO ALMEIDA OAB/AL 7677

MARCELO TADEU LEITE DA ROCHA OAB/AL 3232

FELIPE VASCONCELLOS CAVALCANTE OAB/AL 5412

CAIXA DE ASSISTÊNCIA DOS ADVOGADOS

Presidente: TUTMÉS TOLEDO GOMES MARCELINO

OAB/AL 8388

Vice-Presidente: FELIPE DE ALBUQUERQUE SARMENTO

BARBOSA OAB/AL 7407

Secretário-Geral: SANDRA VALÉRIA OLIVEIRA CAVALCANTE

OAB/AL 4273

Secretario-Geral Adjunto: LUTERO GOMES BELEZA

OAB/AL 3832

Tesoureiro: MAIRA CELINA LIMA OAB/AL 9690

CHAPA 3 – “MUDA OAB ”

DIRETORIA:

Presidente: ROBERTO TAVARES MENDES FILHO

OAB/AL 4884

Vice-presidente: VAGNER PAES CAVALCANTI FILHO

OAB/AL 7163

Secretário-Geral: MARIALBA DOS SANTOS BRAGA

OAB/AL 1316

Secretário-Geral adjunto: DANIEL MARTINIANO DIAS

OAB/AL 7301

Diretor -Tesoureiro: ALINE OMENA GOMES DE BARROS

OAB/AL 13781

CONSELHO FEDERAL:

DANIEL QUINTELA BRANDÃO OAB/AL 853

DIEGO LEÃO DA FONSECA OAB/AL 8404

RICARDO FORTES MELRO OAB/AL 5792

ANA KILZA SANTOS PATRIOTA OAB/AL 4585

FÁBIO LINS DE LESSA CARVALHO OAB/AL 5677

VICTOR PONTES DE MAYA GOMES OAB/AL 7430

CAIXA DE ASSISTÊNCIA DOS ADVOGADOS

Presidente: WILTON ANTÔNIO FIGUEIRÔA LIMA

OAB/AL 3522

Vice-Presidente: ÍCARO WERNER DE SENA BITAR

OAB/AL 8520

Secretário-Geral: PEDRO LEÃO DE MENEZES FILHO

NETO OAB/AL 6324

Secretario-Geral Adjunto: CANDICE MARIA MODESTO LISBOA

DE ALMEIDA OAB/AL 8569

Tesoureiro: LUIZ CARLOS BARBOSA ALMEIDA

OAB/AL 2810