Geral

Edvaldo Nascimento relança livro com novo capítulo durante Bienal do Livro de Alagoas

20/11/2015
Edvaldo Nascimento relança livro com novo capítulo durante Bienal do Livro de Alagoas

Convite_Edvaldo

Na próxima quinta-feira (26), o professor delmirense Edvaldo Nascimento relança seu livro “Delmiro Gouveia e a Educação na Pedra” durante a VII Bienal Internacional do Livro de Alagoas. A obra, que está na terceira edição, vem com um novo capítulo, foi lançado pela primeira vez durante a Bienal de 2013, sendo considerado um dos grandes sucessos do evento.

O livro analisa o processo educacional desenvolvido por Delmiro Augusto da Cruz Gouveia no sertão de Alagoas, no período de 1902 a 1926. Na recente edição, Edvaldo incluiu a trajetória de gestão dos irmãos Menezes no processo educacional após o trabalho realizado por Delmiro. “Para mim é prazeroso dar continuidade aos estudos sobre a história da educação no Sertão do São Francisco. Esta terceira edição revista e ampliada, conta com minha análise sobre os estudos que tinham sido finalizados nos anos 1920 até a década de 1940. Fiquei muito satisfeito com o resultado desta edição, que está sendo organizada pela Imprensa Oficial Graciliano Ramos”, falou. A nova edição conta ainda com prefácio da Professora Luitigarde Cavalcanti Barros.

O livro “Delmiro Gouveia e Educação na Pedra” é resultado da pesquisa que Edvaldo realizou durante o seu mestrado na Universidade Federal de Alagoas (Ufal), com a orientação do professor e doutor Élcio de Gusmão Verçosa. Ali é retratada a trajetória do cearense que modernizou o Recife no final do século XIX e viveu os últimos 15 anos de sua vida no sertão alagoano, onde fundou um núcleo fabril, composto de Vila Operária, uma fábrica de linhas, e a primeira usina hidrelétrica do Nordeste brasileiro. Analisa ainda o coronelismo, a República, a educação no Estado e os processos educacionais desenvolvidos por Delmiro Gouveia no sertão de Alagoas.

O relançamento acontece no dia 26 de novembro, às 19h, no estande da Imprensa Oficial Graciliano Ramos.

Sobre o autor

O escritor, que é natural de Paulo Afonso (BA), adotou o município sertanejo desde o final da década de 80, onde publicou a cartilha “Delmiro Gouveia Vida e Obra”, prefaciou várias obras, escreveu diversos artigos e produziu o documentário “Lá Vem o Juvenal”.

Membro da Fundação Delmiro Gouveia e mestre em Educação Brasileira pela Ufal, Edvaldo Nascimento, que também é vereador pelo município, se especializou em estudos sobre o Nordeste, principalmente o sertão alagoano, onde desenvolve seus estudos há mais de 15 anos.