Geral

Duelo Real-Barça ofuscou fim de semana de clássicos na Europa

21/11/2015
Duelo Real-Barça ofuscou fim de semana de clássicos na Europa
Raphael Varane tenta marcar Cristiano Ronaldo durante sessão de treinos do Real Madrid, 20 de novembro, 2015 em Madri [Foto: AFP]

Raphael Varane tenta marcar Cristiano Ronaldo durante sessão de treinos do Real Madrid, 20 de novembro, 2015 em Madri [Foto: AFP]

A Europa terá um fim de semana repleto de clássicos nos diferentes campeonatos nacionais, mas todas as atenções estarão centradas no estádio Santiago Bernabéu, onde o Real Madrid de Cristiano Ronaldo recebe o Barcelona de Neymar, Luis Suárez e do recuperado Lionel Messi.

Enquanto Real e Barça medem forças na Espanha, Juventus e Milan se enfrentam na Itália, Manchester City e Liverpool duelam na Inglaterra e Bayern de Munique e Schalke se enfrentam na Alemanha.

Como todos os confrontos possuem equipes que entram em campo na terça ou quarta-feira pela Liga dos Campeões (Juve, City, Bayern, Real e Barça), as partidas serão todas disputadas no sábado, para dar mais descanso aos times envolvidos.

A exceção é o Campeonato Francês, no qual Saint-Etienne (5º), dez vezes campeão nacional, e Olympique de Marselha (13º), que ergueu o título nove vezes, fazem o clássico entre as duas equipes mais vencedoras do país no domingo.

Ambas as equipes buscam se recuperar na Ligue 1, depois de derrotas inesperadas na última rodada. Os ‘Verts’ foram derrotados pelo arquirrival Lyon (2º), enquanto o ‘OM’ perdeu em casa por 1 a 0 para o Nice (6º).

O líder isolado Paris Saint-Germain, com 10 pontos de vantagem sobre o Lyon, encara o Lorient (7º) no sábado.

‘MSN’ completo

Líder do Campeonato Espanhol, com três pontos a mais que o Real Madrid (27 contra 24), o Barcelona tentará abrir vantagem ainda maior sobre o arquirrival e se aproximar do bicampeonato da Liga, enquanto o time da capital tem como objetivo reassumir a 1ª posição da competição.

O clássico, porém, é marcado pelo enorme ponto de interrogação que cerca o craque Lionel Messi, que se recupera de uma lesão grave no joelho, voltou a treinar nesta semana com a equipe e deve ter condições de jogo.

É provável, porém, que o técnico do Barça, Luis Enrique, utilize sua maior estrela por apenas um tempo, confiando na grande fase dos outros dois integrantes do tridente ofensivo ‘MSN’, Neymar e Luis Suárez.

“São boas notícias, Leo pode jogar ou não, eu prefiro que jogue, mas a grande notícia é que ele está recuperado”, afirmou Luis Enrique na coletiva de imprensa na véspera do jogo.

Nas sete semanas em que Messi ficou de fora da equipe, Neymar e Suárez assumiram a responsabilidade e recolocaram o Barça na liderança da Liga, anotando 10 gols cada.

Neste período, Neymar brilhou intensamente, assumiu a artilharia da Liga com 11 gols, dois a mais que o colega uruguaio, e se mostrou apto a brigar para ficar entre os três jogadores que disputarão a Bola de Ouro da temporada, ao lado dos sempre presentes Messi e Cristiano Ronaldo.

CR7 ganha reforços

Enquanto Messi pôde contar com Neymar e Suárez para manter o Barcelona em alto nível, Cristiano Ronaldo esteve bastante isolado no ataque do Real nas últimas semanas.

O clube da capital sofreu com inúmeros desfalques, como dos lesionados Gareth Bale, Karim Benzema, James Rodríguez e Luka Modric, se mantendo no topo da tabela da Campeonato Espanhol graças à solidez do setor defensivo (apenas 7 gols sofridos) e às grandes atuações do goleiro Keylor Navas.

Na última rodada, porém, o Real não foi capaz de segurar o Sevilla, sendo derrotado por 3 a 2, um resultado que permitiu ao Barcelona escapar na liderança da competição.

Benzema, recuperado de uma lesão na coxa e envolvido num bizarro escândalo de chantagem ao companheiro de seleção francesa Mathieu Valbuena, estará de volta, assim como Bale, e, ao lado de Ronaldo, voltarão a formar o trio ‘BBC’ no ataque merengue.

No plano extracampo, cerca de 1.200 policiais serão responsáveis pela segurança do clássico, seis vezes mais que o contingente normal deslocado para uma partida deste porte.

A preocupação com a segurança ao redor do estádio Santiago Bernabéu é consequência direta dos atentados terroristas que mataram 129 pessoas em Paris na última sexta-feira.

Clássicos pela Europa

Enquanto Real e Barça duelam pela supremacia em Madri, o Bayern de Munique buscará aumentar a vantagem na liderança da Bundesliga e manter sua condição de único invicto da competição contra o Schalke 04 (5º), num duelo entre dois dos clubes mais populares do país.

Atual tricampeão alemão, os comandados de Pep Guardiola não poderão contar com o brasileiro naturalizado espanhol Thiago Alcântara, que voltou a lesionar o joelho direito e ficará fora dos gramados por quatro semanas.

Guardiola pode optar por poupar outros importantes jogadores, de olho no confronto de terça-feira pela Liga dos Campeões com o Olympiakos, que pode valer a classificação antecipada à fase de mata-mata para os bávaros.

Na Itália, os holofotes estarão direcionados para o Juventus Stadium, em Turim, onde a ‘Velha Senhora’ recebe o Milan, num clássico entre duas equipes que tiveram inícios ruins de campeonatos, mas vêm se recuperando nas últimas rodadas.

O Milan está invicto há cinco jogos e aparece na 6ª colocação com 20 pontos, dois a mais que a Juve (7ª), vencedora de três partidas seguidas.

No topo da tabela, a Fiorentina defenderá a liderança contra o Empoli (13º) e precisará vencer, já que a Inter (2ª), empatada em pontos com a ‘Viola’, encara o fraco Frosinone (18º).

Na Inglaterra, o Manchester City, líder da Premier League e invicto há nove jogos, recebe o Liverpool (10º), que ainda não conseguiu apresentar uma grande evolução desde a chegada do técnico alemão Jurgen Klopp.

O City tem os mesmos 26 pontos que o Arsenal (2º), que visita o West Bromwich (13º). O surpreendente Leicester (3º com 25), poderia assumir a liderança da competição com uma vitória sobre o Newcastle (17º), mesma situação do Manchester United (4º com 24), que visita o Watford (11º).

– Partidas de destaque deste fim de semana nos Campeonato Europeus:

– Espanha:

Sábado

(15h15) Real Madrid – Barcelona

– Inglaterra:

Sábado

(15h30) Manchester City – Liverpool

– Alemanha:

Sábado

(15h30) Schalke 04 – Bayern de Munique

– Itália:

Sábado

(17h45) Juventus – Milan

– França:

Domingo

(18h00) Saint-Etienne – Olympique de Marselha