Geral

Contra o Peru, Neymar completa 400 jogos como profissional

17/11/2015
Contra o Peru, Neymar completa 400 jogos como profissional
[Foto: oGol.com]

[Foto: oGol.com]

Neymar vai completar, contra o Peru, a marca de 400 jogos na carreira profissional. Com apenas 23 anos, o craque brasileiro tem currículo de veterano.

Cria da base do Santos, Neymar fez sua estreia no futebol profissional no Paulista de 2009. Entrou no segundo tempo, no lugar de Mauricio Molina, na vitória santista por 2 a 1 sobre o Oeste, em março. No mesmo mês, faria seu primeiro jogo como titular, e anotaria também seu primeiro gol, contra o Mogi Mirim, em vitória de 3 a 0.

Neymar terminaria 2009 com 48 partidas pelo Santos, 14 gols marcados. Ao lado de Paulo Henrique Ganso, era a grande revelação do clube, e os dois fariam história no ano seguinte.

O ano de 2010 foi o primeiro em que Neymar apareceu como protagonista, ainda ao lado de Ganso. Juntos, conquistariam a Copa do Brasil com atuações encantadoras. O atacante terminou a temporada com 60 jogos e 42 gols pelo Santos.

O maior título de Neymar no Santos, no entanto, foi conquistado em 2011: a Copa Libertadores. O craque se despediria do clube em 2013, somando ainda mais uma Recopa Sul-Americana e três Paulistas aos títulos, com 225 jogos e 136 gols marcados.

Mudança para Barcelona, títulos e gols

O primeiro ano de Barcelona não foi fácil para Neymar. Chegou sob pressão, com uma transferência polêmica, que resultou em processos judiciais e queda de dirigentes. A temporada 2013/14 acabou com o atacante tendo participação discreta, com 41 jogos e 15 gols.

O ano seguinte seria de sucesso absoluto. Copa do Rei, Campeonato Espanhol e Liga dos Campeões para o Barcelona. Uma parceria com Luis Suárez e Messi para ficar para a história. 51 jogos, 39 gols.

Neymar segue evoluindo e seus números mostram isso. Na atual temporada, o atacante jogou 14 partidas e marcou 13 gols. No total pelo Barcelona, soma 106 jogos, 67 gols.

Jogo 400 é pela seleção

Na seleção, Neymar enfrentou sua maior decepção na carreira: a eliminação na Copa do Mundo do Brasil. O atacante não esteve em campo no 7 a 1, com lesão nas costas, mas viu o Brasil se despedir em baixa. Seu único título foi a Copa das Confederações, um ano antes.

Os números de Neymar na seleção também impressionam, apesar do fracasso da equipe em grandes torneios. Foram 68 jogos do atacante, com 46 gols. Aos 23 anos, já é o quinto maior artilheiro do Brasil em jogos oficiais, atrás apenas de mitos como Pelé, Ronaldo, Romário e Zico.

Contra o Peru, Neymar vai alcançar a marca de 400 jogos. Até o momento, em 399 partidas, fez 249 gols, com média impressionante de 0,62 por partida.