Geral

Com emoção nos hinos, luto e homenagens, Inglaterra vence França com dois golaços

18/11/2015
Com emoção nos hinos, luto e homenagens, Inglaterra vence França com dois golaços
Rooney Comemora Gol Inglaterra França Amistoso 17/11/2015 [Foto: Stephen Pond/The FA via Getty Images]

Rooney Comemora Gol Inglaterra França Amistoso 17/11/2015 [Foto: Stephen Pond/The FA via Getty Images]

Em um amistoso cercado de emoção antes da partida, a Inglaterra recebeu a França no estádio de Wembley e venceu por 2 a 0, com dois golaços. O English Team acabou assim com um tabu de 18 anos sem vencer os Bleus, já que o último triunfo havia sido em 1998 – de lá pra cá, foram quatro vitórias gaulesas e dois empates.

Foi o primeiro jogo da seleção francesa depois dos atentados da última sexta-feira, em Paris, que deixaram quase 130 mortos na capital. Por isso, houve grande preocupação com a segurança no estádio londrino, com esquema de segurança reforçado, mas tudo correu bem e em tranquilidade.

Antes do duelo, os técnicos das duas equipes (Roy Hodgson e Didier Deschamps) entraram ao lado do príncipe William carregando coroas de flores, como homenagens às vítimas das ações terroristas. Também houve um minuto de silêncio, que foi respeitado como manda a tradição.

O momento de maior emoção, porém, foi a execução do hino da França. Atendendo ao pedido dos organizadores, muitos fãs ingleses se arriscaram e cantaram a Marselhesa, em apoio aos tradicionais rivais, ao mesmo tempo que mostravam mensagens de união.

Muitos atletas se emocionaram, como Griezmann, que quase perdeu a irmã na casa de shows “Bataclan”, e o volante Lass Diarra, que recebeu a notícia da morte de seu primeiro na sexta-feira. Diversos torcedores da França também foram às lágrimas nesse momento.

Em campo, uma Inglaterra bem armada com um esquema de três atacantes e três meio-campistas técnicos foi superior durante quase toda a partida, até porque os franceses ainda estavam abalados pelo ocorrido, segundo disse Deschamps na coletiva de segunda-feira.

O primeiro tento, porém, saiu só aos 39 da etapa inicial, quando o jovem Deli Alli, do Tottenham, acertou um lindo chute de fora da área no ângulo do goleiro Lloris, seu colega de equipe.

á no segundo tempo, o English Team voltou com tudo e resolveu a parada logo aos 3 minutos, quando Sterling cruzou da esquerda e Rooney, com um belo voleio, ampliou, anotando seu 53º gol pelo time nacional.

Depois disso, os treinadores fizeram uma série de substituições e a partida ficou mais controlada. A melhor chance francesa aconteceu aos 20, depois que Pogba deu lindo passe de calcanhar e Martial finalizou, mas o goleiro Butland, que havia entrado no lugar de Joe Hart, fez excelente defesa.

Outro momento emocionante foi quando Lass Diarra entrou em campo, mesmo quatro dias após perder um parente nos atentados. Os torcedores se levantaram e aplaudiram o volante francês.

Com o resultado, a Inglaterra se recupera da derrota por 2 a 0 para a Espanha, na semana passada, e ganha novo ânimo para encarar a Alemanha, em amistoso marcado para março do ano que vem.

Os Bleus, por sua vez, viram sua série de cinco vitórias seguidas ser encerrada pelos rivais. O próximo compromisso também será em março, mas contra a Holanda.