Geral

Brasileiro disputará prêmio Puskás com italiano da Roma e Lionel Messi

30/11/2015
Brasileiro disputará prêmio Puskás com italiano da Roma e Lionel Messi
(Foto: Reprodução)

(Foto: Reprodução)

O brasileiro Wendell Lira vai vestir terno e gravata e estará na Suíça para concorrer ao gol mais bonito do ano. Nesta segunda-feira, a Fifa anunciou os finalistas do prêmio Puskás, com o ex-jogador do Goianésia, que marcou uma pintura em jogo do Campeonato Goiano, contra o Atlético-GO.

Lira, que estava desempregado quando a entidade máxima do futebol anunciou seu gol entre os indicados, disputará a honraria com o italiano Alessandro Florenzi, que marcou do meio da rua pela Roma contra o Barcelona, e Lionel Messi, pela pintura na final da Copa do Rei, contra o Athletic Bilbao.

O gol de Lira foi marcado em março, na vitória do Goianésia por 2 a 1 sobre o Atlético-GO, com uma meia-bicicleta. Já Florenzi fez sua pintura na primeira fase da Uefa Champions League, e Messi abriu caminho para o título da Copa do Rei do Barcelona, fazendo fila na defesa do Athletic Bilbao.

Além do trio que concorre ao prêmio Puskás, a Fifa também divulgou os finalistas aos demais prêmios da cerimônia de gala que ocorrerá, na Suíça, no próximo dia 11 de janeiro de 2016: melhor jogador, melhor jogadora e melhores técnicos (masculino e feminino).

Entre os homens, concorrem à Bola de Ouro Lionel Messi (Barcelona), Cristiano Ronaldo (Real Madrid) e Neymar (Barcelona). Entre as mulheres, Carli Lloyd (EUA), Aya Miyama (Japão) e Celia Sasic (Alemanha).

Entre os técnicos, estão entres os finalistas no futebol feminino Jill Ellis (seleção dos Estados Unidos), Mark Sampson (Inglaterra) e Norio Sasaki (Japão) e, no masculino, Pep Guardiola (Bayern de Munique), Luis Enrique (Barcelona) e Jorge Sampaoli (seleção do Chile).