Geral

Bombeiros de Alagoas se especializam em seminário nacional em Goiás

12/11/2015
Bombeiros de Alagoas se especializam em seminário nacional em Goiás
Bombeiros de Alagoas participam de especialização no Estado de Goiás (Fotos Ascom)

Bombeiros de Alagoas participam de especialização no Estado de Goiás (Fotos Ascom)

Goiânia – Só quem já combateu o fogo de perto conhece a sensação e as dificuldades desse tipo de ocorrência. Pensando nisso, o XV Seminário Nacional de Bombeiros (Senabom), que acontece de 11 a 13 de novembro em Goiânia-GO, traz entre suas atividades a Oficina de Combate a Incêndio, que simula um flashover  (teoria do crescimento de um fogo) para seus participantes.

Após uma completa instrução teórica e prática, os bombeiros são submetidos ao calor intenso do fogo dentro de alguns containers distribuídos do lado de fora do centro de convenções da PUC-GO. “Sentir na pele o que podemos encontrar na prática pode fazer grande diferença na hora da ocorrência”, afirmou o tenente Diego Pércia, participante da oficina.

Ainda segundo o oficial, conhecer bem os equipamentos de proteção individual proporciona agilidade na hora da ocorrência, bem como permite resolver eventuais problemas de última hora que possam surgir.

A tenente Ana Carla Lima, que também participou das instruções, destacou a experiência de acompanhar todo o movimento do incêndio: “Pudemos realmente observar todo o comportamento do fogo, desde a ignição até o seu desenvolvimento e observar o flashover ocorrer. Já tinha visto isso em vídeo, mas ver isso acontecer de perto foi muito interessante”.

A oficial falou também sobre as técnicas que procuram otimizar o uso da água, onde se utilizam de pequenos “pulsos” e não o ataque direto no combate ao fogo. “Eles racionam bastante, disseram que com 200 a 300 litros de água debelam um incêndio”.

A oficina acontece todos os dias durante o Senabom, com novas turmas a cada dia.