Geral

Alunos da Escola Marco Antônio participam de ‘Varal de Poesias’

12/11/2015
Alunos da Escola Marco Antônio participam de ‘Varal de Poesias’
Projeto coordenado pelo professor Ricardo Cabus estará também na Bienal Internacional do Livro, a partir do dia 24 de novembro, no estande da Seduc, com o 'Papelzinho no Varal'

Projeto coordenado pelo professor Ricardo Cabus estará também na Bienal Internacional do Livro, a partir do dia 24 de novembro, no estande da Seduc, com o ‘Papelzinho no Varal’

Um verdadeiro sarau de poesias, com direito a declamações de poemas endereçadas às pessoas anônimas e declinadas. Assim foi a tarde de quarta-feira, 11, dos alunos da Escola em Tempo Integral Marcos Antônio Cavalcanti, no conjunto Benedito Bentes, em Maceió. Lendo poesias de autores alagoanos, brasileiros e estrangeiros, de várias épocas e estilos, eles participaram do Varal de Poesias Estudantil, realizado pelo Instituto Lumeeiro, em parceria com a Secretaria de Estado da Educação (Seduc).

De acordo com o professor, poeta e tradutor Ricardo Cabus, coordenador do projeto e presidente do Instituto Lumeeiro, a ideia é levar o ‘Varal de Poesias’ para outras escolas da rede pública estadual.

“Estamos começando pela Escola Marcos Antônio, mas já estão programadas atividades como essa em outras unidades escolares. Ao todo, espalhamos pelo pátio da escola cerca de 100 poemas, pendurados em varais. E ditamos a regra: quem quisesse declamar uma poesia, bastava escolher um poema para declamá-lo em público”, explicou Cabus.

O professor de língua portuguesa, Jackson Santos, foi quem abriu as atividades do ‘Varal de Poesia na Escola’, declamando a poesia ‘Pontos Cardeais’ do poeta e escritor alagoano Marcos de Farias Costa. Para o professor, foi muito gratificante presenciar o interesse dos alunos pelos textos de poetas famosos e outros nem tanto.

“Teve aluno que revelou que estava lendo um poema pela primeira vez. Já outros, que gostam mais desse gênero, disseram que sempre gostaram mais nunca tinham lido uma poesia em público”, confidenciou.

Lucas Praxedes, de 17 anos, aluno do 2º Ano do Ensino Médio, disse que costumava participar de saraus de poesias onde estudou o ensino fundamental, na Escola Estadual Guedes Nogueira, na Chã da Jaqueira.

“Foi lá que eu aprendi a gostar de poesia, mas declamar em público será a minha primeira vez”, afirmou o aluno, que escolheu o poema ‘A Mala’, do poeta e escritor alagoano Ângelo Monteiro. Radicado no Recife há muito anos, Ângelo é autor do livro “Como virar as páginas da solidão”.

Já a aluna do 2º Ano do Ensino Médio, Ana Karine Santos de Lima, de 16 anos, disse que gostou dos poemas no varal, mas não teve coragem de declamá-los em público.

“Gosto de ler, mas recitar não é comigo não, muito menos na frente das pessoas. Prefiro que leiam para mim”, comentou, logo após ler baixinho, quase murmurando o poema “Corda Bamba”, do poeta paraibano e letrista da MPB Salgado Maranhão, vencedor do Prêmio Jabuti de 1999, coincidentemente com o livro “Mural de Ventos”.

A diretora da Escola Marcos Antônio, professora Adenilma Brandão, disse que o ‘Varal de Poesia’ foi muito bem aceito pelos alunos e professores. “É uma experiência importante porque vem para somar, já que desenvolvemos desde o início do ano um projeto de leitura, com todas as turmas da nossa escola”, destacou a diretora.

Para a diretora adjunta, Rosângela Rodrigues, o ‘Varal de Poesia’ é importante para o desenvolvimento dos jovens porque incentiva a leitura e desperta o interesse pela produção de textos, ou seja, pela escrita.

PAPELZINHO NO VARAL

O projeto coordenado pelo professor Ricardo Cabus estará também na Bienal Internacional do Livro, a partir do dia 24 de novembro, no estande da Seduc, com o ‘Papelzinho no Varal’. A apresentação na Bienal, que acontece de 20 a 29 de novembro, no Centro de Convenções de Maceió, no bairro de Jaraguá, será coordenada por Larissa Cabus, que também faz parte do Instituto Lumeeiro. De acordo com Ricardo Cabus, o foco do ‘Varalzinho’ da Bienal são os poemas voltados para o público infanto-juvenil.