Geral

Alemanha vai restringir uso de drones

09/11/2015
Alemanha vai restringir uso de drones
(Foto: Deutsche Welle)

(Foto: Deutsche Welle)

O Ministério dos Transportes alemão confirmou neste domingo (08/11) informação divulgada pelo jornal Bild am Sonntag do que o governo pretende restringir a utilização de drones no país.

De acordo com a publicação, o ministro dos Transportes, Alexander Dobrindt, declarou em Berlim que voos particulares acima de cem metros e fora do campo de visão do operador deverão ser proibidos na Alemanha.

Os veículos aéreos não-tripulados também não poderão sobrevoar instalações industriais, locais de acidentes e áreas de atuação da polícia, assim como estradas, ferrovias e usinas de produção de energia elétrica.

“Futuramente, os drones terão de ser registrados para que seus proprietários possam ser identificados”, afirmou Dobrindt. Isso também se aplica a todos os dispositivos com um peso maior que 500 gramaso. “Para que, no caso de acidentes, os culpados possam ser responsabilizados com mais facilidade.”

Por outro lado, o uso de drones será facilitado para fins comerciais na agricultura ou na vigilância do tráfego. Embora seja necessária uma licença de operação, os veículos não-tripulados poderão voar fora do campo de visão do operador.

No ano passado, o número de drones aumentou consideravelmente na Alemanha. Os aparelhos podem ser operados por smartphones e transportar câmeras para fazer imagens aéreas. Isso leva cada vez mais a situações de risco, com registro de colisões e quedas.