Geral

Alagoas será anfitriã de Fórum Nacional de Fundações de Amparo à Pesquisa

05/11/2015
Alagoas será anfitriã de Fórum Nacional de Fundações de Amparo à Pesquisa
Diretor-presidente da Fapeal, Fábio Guedes, será anfitrião do Fórum Confap que está programado para os dias 12 e 13 de novembro em Maceió (Foto Ascom)

Diretor-presidente da Fapeal, Fábio Guedes, será anfitrião do Fórum Confap que está programado para os dias 12 e 13 de novembro em Maceió (Foto Ascom)

A Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Alagoas (Fapeal) viabilizará, neste mês de novembro, o último Fórum Nacional em 2015 do Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (Confap). Na ocasião, haverá apresentações e mesas-redondas a respeito de ciência, tecnologia e inovação, numa programação integrada com a perspectiva de investimentos e otimização da pesquisa.

O Fórum ocorrerá nos dias 12 e 13 de novembro em Maceió e contará  também com a presença dos ministros Celso Pansera e Aldo Rebelo, ocupando as pastas da Ciência, Tecnologia e Inovação, e da Defesa, respectivamente, do vice-governador e Secretário da Educação do Estado, Luciano Barbosa, do professor Paulo Barone, membro da Câmara de Educação Superior (CES), do Conselho Nacional de Educação (CNE) e coordenador da Comissão da Agenda Nacional de Pesquisas, além de reitores e representantes agências federais de fomento à Pesquisa e Tecnologia.

 

A oportunidade auxiliará os órgãos a prospectar incentivos e estímulos à área de CT&I, colocadas as exigências como questões de fundamental aplicação no parâmetro nacional. O evento receberá representantes de administração direta dos órgãos de atuação em pesquisa e âmbitos ligados ao universo da C,T&I, além de gestores do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) e da Empresa Brasileira de Pesquisa Industrial (Embrapi).

Confap

Os encontros são realizados quatro vezes por ano e trazem uma programação substancial em dois dias de evento. Ao fim do Fórum, haverá a entrega de 25 homenagens destinadas a pessoas que contribuíram com a história da Fapeal. A celebração, além de fechar o Fórum do Confap, conclui as festividades da Fundação, que nós últimos três meses promoveu eventos assinalando seus 25 anos de existência.

O último Confap de 2015 é destinado a gestores e membros de órgãos científicos e de pesquisa credenciados. Os participantes são convidados através do contato mediado pelas instituições. O conteúdo das reuniões, plenárias e grupos de trabalho a serem realizados durante a programação do fórum é coordenado pela secretaria do evento e destinado aos integrantes destas organizações.

Serviço

Fórum Confap (Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa)

Data: 12 e 13 de Novembro

Local: Hotel Jatiúca

Horário: 09H as 18H

Maiores Informações: Ascom Fapeal – 3315-2256

http://www.fapeal.br/confap/