Geral

Secretários de Saúde discutem fluxo de atendimento do mutirão de cirurgias seletivas

29/10/2015
Secretários de Saúde discutem fluxo de atendimento do mutirão de cirurgias seletivas
Mutirão foi discutido em reunião ordinária realizada pela Comissão Intergestores Regional (CIR), onde abordaram o fluxo de atendimentos e marcação de cirurgias (Foto: Olival Santos)

Mutirão foi discutido em reunião ordinária realizada pela Comissão Intergestores Regional (CIR), onde abordaram o fluxo de atendimentos e marcação de cirurgias (Foto: Olival Santos)

A Comissão Intergestores Regional (CIR) realizou reunião ordinária, nesta quinta-feira (29), com os municípios alagoanos da Grande Maceió, para discutir o mutirão de cirurgias eletivas. Durante o encontro, que aconteceu no auditório do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde (Cosems), em Mangabeiras, foi apresentada a proposta do mutirão como forma de reduzir as filas de espera nos 12 municípios que integram a 1ª Região de Saúde.

De acordo com a gerente de Regionalização e Participação Social da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), Lenize Abreu, a participação dos secretários municipais de saúde garante uma discussão que leva a acordos pactuados entre os gestores. “A finalidade é tentar minimizar os problemas de saúde por meio de alternativas coletivas para se chegar a uma resolução”, pontuou Abreu.

Um dos pontos discutidos foi o fluxo de atendimentos e marcação de cirurgias do mutirão de saúde. Conforme a assessora especial da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Maceió, Maria de Fátima de Mendonça, algumas especialidades foram definidas, de acordo com necessidade da população do município, para que as contratualizações fossem acertadas com os prestadores de serviço.

“O Ministério da Saúde garantiu o recurso mediante a prestação do serviço”, informou Maria de Fátima de Mendonça. Maceió, por exemplo, que será um dos municípios executores da prestação do serviço para os usuários da própria capital e ainda de outras cidades, já definiu algumas especialidades para esse atendimento, tais como as cirurgias eletivas na área de urologia, oftalmologia, ortopedia, otorrinolaringologia, vascular e geral.

Lenize Abreu lembrou, ainda, que todas as decisões tomadas durante a CIR visam, ao final, a melhoria da assistência ao usuário do SUS. “Isso acontece tanto na qualidade como no tempo hábil para que o paciente tenha satisfação no atendimento da necessidade de saúde que ele apresenta”, esclareceu.

1ª Região de Saúde

Os municípios alagoanos que integram a Grande Maceió, de acordo com o desenho territorial que define as regiões sanitárias, são Barra de São Miguel, Barra de Santo Antônio, Coqueiro Seco, Flexeiras, Maceió, Marechal Deodoro, Messias, Paripueira, Pilar, Rio Largo, Santa Luzia do Norte e Satuba.